Minicursos

O projeto webQDA é o sponsor do “2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa”. Neste âmbito, todos os participantes do congresso terão direito a frequentar um minicurso “Análise Qualitativa com o Apoio do Software webQDA” mais dois meses de licença.

O webQDA é um software/serviço que foi desenvolvido, em parceria, entre a empresa Esfera Crítica e o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Após o seu desenvolvimento, em que ambas as partes investiram no projeto, foi realizado um acordo comercial entre a Universidade de Aveiro e a Esfera Crítica.

O webQDA é um software de análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído (www.webqda.com). Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a internet pode oferecer. O WebQDA é um software direcionado a investigadores, em diversos contextos, que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. O WebQDA segue o desenho estrutural e teórico de outros programas disponíveis no mercado, diferenciando-se destes, por proporcionar trabalho colaborativo online e em tempo real, e disponibiliza um serviço de apoio à investigação. O WebQDA está otimizado para os browsers Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera e Safari, assim como para os sistemas operativos Windows, Mac OS e Linux.