A Saber

Moeda
A moeda corrente é o Euro. Portugal aderiu ao Euro em janeiro de 2002. Além de utilizar moeda e cartões de crédito, os brasileiros podem também optar pelo uso do cartão Visa Travel Money, disponibilizado pelo Banco do Brasil. Consulte sua agência.

Transações Monetárias
A maioria dos cartões de crédito são aceites em hotelaria, comércio e restauração.
Traveller’s cheques e outras moedas podem ser trocadas em hotéis ou em instituições bancárias, abertas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 15h00. É também comum a utilização de máquinas automáticas de câmbio, conectadas a redes internacionais.

Impostos 
Todos os preços incluem IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado. Os cidadãos não residentes na União Europeia poderão ser reembolsados nas várias lojas Tax Free, mediante a apresentação dos comprovativos das compras efetuadas (Fatura/Recibo).

Clima 
http://www.tempo.pt/aveiro.htm

Hora Local 
O fuso horário em Portugal é o GMT +0:00 (Lisboa, Dublin, Londres). No mês de julho, serão mais 4 horas relativamente ao Brasil.

Corrente Elétrica
A corrente elétrica em Portugal possui 220 volts. Caso seja necessário os hotéis disponibilizam adaptadores, que também podem ser adquiridos no comércio.

Passaporte e Visa
É obrigatório possuir um passaporte (ou cartão de identidade para os cidadãos da União Europeia) válido, para entrada em Portugal.
A obtenção de visto não é necessária para cidadãos de países da União Europeia, E.U.A., Canadá e a maioria dos outros países.
Para informações detalhadas deverá contatar a Embaixada do seu país em Portugal, Consulado ou a sua agência de viagens.

Requisitos de Saúde
Não há quaisquer requisitos de saúde, à exceção do boletim de vacinas atualizado, para visitantes provenientes de destinos onde a febre-amarela esteja ativa. A água é potável, totalmente segura para consumo humano. Alguns cartões de crédito oferecem Seguro Saúde quando utilizados para a compra das passagens. Verifique com o seu Cartão.

Cuidados Hospitalares
Clínicas e hospitais disponibilizam um serviço de atendimento de urgência, 24 horas por dia.
O Número Nacional de Emergência é 112.
Poderá solicitar na recepção do seu hotel que contacte a linha de saúde permanente, para requisitar ajuda médica.

Check in/out dos Hotéis
Para que o hotel garanta a ocupação do quarto antes das 13h00 é necessário reservar a noite anterior ao dia do seu check-in.
O check-out é feito até às 12h00.

Gratificações (gorjetas)
As gratificações são opcionais, mas em média contribuímos com 10% do valor final da compra em táxis, restaurantes e cafetarias/cafés.

Correios 
Os Correios funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, exceto feriados nacionais e locais.

Farmácias 
As farmácias estão abertas nos dias de semana entre as 09h00 e as 19h00 (algumas fecham para almoço entre as 13h00 e as 15h00) e aos sábados entre as 09h00 e as 13h00.
Uma cruz verde iluminada assinala as farmácias que estão de serviço noturno. Poderá consultar as farmácias de serviço em www.farmaciasdeservico.net.

Telefones de Emergência 
Número Nacional de Emergência: 112 (liga-o aos bombeiros, à polícia e aos serviços de ambulâncias).