Publicações

Livros e Capítulos de Livros:

Vieira, R. M. (2018). As comunidades Online na promoção do pensamento crítico em Didática das Ciências (nº 1 da coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos). Aveiro: Universidade de Aveiro editora.  (http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/07/201804_Cadernos-Didaticos_RMV_Comunidades-Online_PC_COMPLETO.pdf)

Vieira, R. M. (2018). Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro: Sílabas & Desafios.

Moreira, A., Pedro, L., Almeida, M., Vieira, R. M., Oliveira, A., Oliveira, D., Moreira, F., Pereira, J., & Tavares, R. (2018). O TELSC em números – Encontro Nacional do Multimédia: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (1st ed.). Aveiro: UA Editora – Universidade de Aveiro.

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2014). Construindo Práticas Didático-Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico (nº 2 de Iberciencia). Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos.  (http://www.ibercienciaoei.org/doc2.pdf)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I., & Machado, C. (Orgs.) (2014). Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: Universidade de Aveiro. (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2014). Investigação sobre pensamento crítico na educação: contributos para a didática das ciências. In Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I. e Machado, C. (Orgs.), Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 41-56). Aveiro: UA. (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Vieira, R. M. (2014). Formação em educação em ciências focada no pensamento crítico. In Portugal, G. Andrade, A., Tomaz, C., Martins, F., Costa, J. A., Migueis, M., Neves, R. e Vieira, R. M. (Orgs.), Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 187-204). Aveiro: UA.

Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2013). Educação em Ciências focada no Pensamento crítico em direção à literacia científica. In P. Membiela, N. Casado, e  M. Cebreiros  (Eds.), Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias (pp. 75-79). Ourense: Educación Editora.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., Sá, P. (2012). Explorando… A complexidade do Corpo Humano – Guião didáctico para Professores nº 8. Lisboa: ME.

Rodrigues, M. J. e Vieira, R. M. (2012). Portuguese Kindgarten Teachers’ conceptions about STS – a Case study. Deutschland: LAP Lambert Academic Publishing.

Vieira, R. M., Pereira, P., Martins, I. P. (2011). A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., Sá, P. (2010). Explorando interacções… Sustentabilidade na Terra – Guião didáctico para Professores nº 7. Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., e Pereira, S. (2009). Despertar para a Ciência – Actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2008). Explorando as mudanças de estado físico – Guião didáctico para Professores nº 6. Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2008). Explorando a electricidade…Lâmpadas, Pilhas e Circuitos – Guião didáctico para Professores nº 5. Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando a Luz… Sombras e imagens – Guião Didáctico para Professores nº 4 (80 pp. + 42 pp. do Caderno de Registos dos Alunos). Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando plantas…Sementes, germinação e crescimento – Guião Didáctico para Professores nº 3 (2ª edição) (62 pp. + 30 pp. do Caderno de Registos dos Alunos). Lisboa: ME.

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando materiais…Dissolução em líquidos – Guião didáctico para professores nº 2 (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (80 pp. + 22 pp. do Caderno de Registos dos Alunos + 4 cartazes) (ISBN: 978-972-742-241-8).

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando objectos…Flutuação em líquidos – Guião didáctico para professores nº 1 (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (54 pp. + 15 pp. do Caderno de Registos dos Alunos) (ISBN: 978-972-742-240-1).

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Educação em ciências e ensino experimental – Formação de professores (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (64 pp.) (ISBN: 978-972-742-239-5).

Vieira, R. M., e Tenreiro-Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget (148 pp.)

Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2001). Promover o pensamento crítico dos alunos: Propostas concretas para a sala de aula. Porto: Porto Editora (142 pp.) 

Artigos (alguns mais recentes):

2020

  1. Franco, A., & Vieira, R. M. (2020). A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto.Revista COCAR, 8, 200-218. (ISSN: 2237-0315-online e 1981-9269) (DOI: http://dx.doi.org/10.31792/rc.v0i8) (https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Especial/showToc)
  2. Pereira, S., Rodrigues, M. J., & Vieira, R. M. (2020). Scientific literacy in the early years – practical work as a teaching and learning strategy. Early Child Development and Care, 190, (1), 64-78. (ISSN: 0300-4430-Print; 1476-8275-Online) (DOI: https://doi.org/10.1080/03004430.2019.1653553)
  3. Almeida, A. P., Beja, J., Pedro, L. … Vieira, R. M., & Neves, R. (2020). Development of an online digital resource accessible for students with visual impairment or blindness: Challenges and strategies. Work (Reading, Mass.), 65(2), 333-342. (DOI: 3233/WOR-203085)

2019

  1. Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2019). Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de química no espaço da prática como componente curricular: Um estudo de caso.Ensaio Pesqui. Educ. Ciências (Belo Horizonte) (ISSN 1415-2150-online) (http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210127)
  2. Franco, A., Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2019). How to become an informed citizen in the (dis)information society?Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking. Sinergias, 9, 45-58. (ISSN: 2183-4687) (http://www.sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/category/101-revista-9)
  3. Franco, A.,Vieira, R. M., Riegel, F., & Crossetti, M.(2019). Steering clear from ‘lost in translation’: Cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students. Studies in Higher Education (ISSN: 0307-5079-Print Online ISSN: 1470-174X-Online) (DOI: 1080/03075079.2019.1647414)
  4. Piacentini, V., Simões, A. R., & Vieira, R. M. (2019). Teachers’ view of language(s) in (CLIL) science education: A case study in Portugal. Problems of Education in the 21st Century, 77 (5) 636-649. (https://Doi.Org/10.33225/Pec/19.77.636) (ISSN: 1822-7864 -Print, 2538-7111 -Online) (http://oaji.net/articles/2019/457-1572076366.pdf)
  5. Coelho, G., Frenedozo, R., & Vieira, R. M. (2019). Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: Concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, 14 (1), 89-110. (https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/issue/view/1106) (ISSN: 2177-580X)
  6. Seabra, M., Franco, A., & Vieira, R. M. (2019). Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: Desconstruindo conceções alternativas de ciências. Revista Interacções, 15(50), 92-108. (DOI:https://doi.org/10.25755/int.18791) (ISSN 1646-2335) (https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18791)
  7. Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2019). Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: Práticas presentes e caminhos futuros. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 117-132. (ISSN: 2659-3130) (http://rieu.webs.uvigo.es/RIEU/Vol2/RIEU_2_3_1_ex3-13.pdf)
  8. Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 15 (1), 36-49. (ISSN: 1900-9895 – 2500-5324-online) (DOI: 10.17151/rlee.2019.15.1.3) (http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf)
  9. Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico. Indagatio Didactica, 11 (2), 895-914. (ISSN: 1647-3582) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362/10010)
  10. Oliveira, J., & Vieira, R. M. (2019). Educação em Ciências com Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade: Revisão de estudos no ensino básico em Portugal. Indagatio Didactica, 11 (2), 864-880. (ISSN: 1647-3582) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12356/10004)
  11. Sousa, A., Vaz, D., Moreira, A., & Vieira, R. M. (2019). Contributos de Apps de Notícias de Ciência para a Literacia Científica dos Cidadãos. Revista de Educação, Ciência e Cultura (RECC), 24 (2), 179-192. (ISSN: 2236-6377) (http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i2.5276)
  12. Güllich, R. & Vieira, R. M. (2019). Formação de professores de Ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: Estado da Arte. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC), 9 (2), 93-107. (ISSN 2237-4450) (DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243)
  13. Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2019). Prática como componente curricular: Horizontes de compreensão dos formadores de professores de química. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 24 (2), 181-199. (ISSN: 1518-8795) (DOI:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181) (https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1348)

2018

  1. Franco, A., Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2018). Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life. IESSACHESS – Journal for Communication Studies, 11, 2(22), 131-144. (Online ISSN 1775-352X – Paper ISSN 2066-5083) (http://www.essachess.com/index.php/jcs/article/view/429)
  2. Wendhausen, M., Melo, S., & Vieira, R. M. (2018). Recolha e análise de dados numa perspectiva fenomenológica: Registos das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação. Cadernos de Pesquisa, 25 (4), 185-206. (ISSN 2178-2229) (DOI: 10.18764/2178-2229.v25n4p185-20-6) (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10448/6046)
  3. Piacentini, V., Simões, A. R., & Vieira, R. M. (2018). What Students Tell Teachers about Practices that Integrate Subjects with English in a Lower Secondary School in Portugal. e-Teals: e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies, 9, 57-76. (ISSN 1647-712X) (https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/et/article/view/6105)
  4. Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2018). O pensamento crítico na educação em ciências: Revisão de estudos no ensino básico em Portugal. Revista da Faculdade de Educação, 29 (1), 15-33. (ISSN 2178-7476 – online; ISSN 1679-4273 – impressa) (http://www2.unemat.br/revistafaed/content/vol/vol_29/artigo_29/15_33.pdf)
  5. Peixoto, E, Pedro, L., & Vieira, R. M. (2018). Manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade: análise das suas caraterísticas estruturais, tecnológicas e didático-pedagógicas. Indagatio Didatica, 10 (5), 149-165. (ISSN: 1647-3582)  (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11627)
  6. Rodrigues, A., Sousa, A., Almeida, M., Paiva, J., Vieira, R.  , João, P., & Couceiro, F. (2018). Laboratórios de Ciências: Análise diagnóstica em escolas públicas portuguesas. Indagatio Didactica, 10 (5), 31-46. (ISSN: 1647-3582)  (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11606/9524)

2017

  1. Torres, R., Vieira, R. M., Rodrigues, A., Sá, P., & Moreira, G. (2017). Education for sustainable development: an exploratory study in a Portuguese University. International Journal of Sustainability in Higher Education, 18 (6), 956-970. (ISSN: 1467-6370) (https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2016-0082)
  2. Corazza, M. J, Rodrigues, J. L., Justina, L. A., & Vieira, R. M. (2017). Comunidades de prática como espaços de investigação no campo de pesquisa formação de professores. Revista Pesquisa Qualitativa, 5 (9), 466-494. (ISSN 2525-8222) (http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/138/95)
  3. Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2017). Critical thinking: The changes that are necessary in university. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 7 (1), 12-15. (eISSN: 2386-7418) DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.07.2233 (http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2233/pdf)