Actas do Seminário CTS

Agora que foram disponibilizadas on-line não posso deixar passar a oportunidade de divulgar o site da Universidade de Aveiro (http://www.dte.ua.pt/PageText.aspx?id=7503) onde se podem encontrar as actas e as conclusões do:

V Seminário Ibérico / I Seminário Ibero-americano

Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências
Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável

 Nas actas encontram-se os textos das várias conferências, comunicações convidadas, painéis, oficinas práticas e Posters que, como já escrevi em um artigo anterior deste blog, se realizou em Julho de 2008 na Universidade de Aveiro. São uma mostra bem interessante da diversidade desta comunidade de investigadores, professores, formadores de professores e interessados nas interacções Ciência-Tecnologia-Sociedade. Por exemplo, o texto da conferência de abertura sobre:

Riscos de insustentabilidade. Quais os caminhos para um desenvolvimento sustentável? de Filipe Duarte Santos

além do interesse global de que se reveste possui muita da informação científica e técnica usada no livro O Sétimo Selo de José Rodrigues dos Santos publicado em 2007; este romance centra-se em torno das questões do aquecimento global e na sua relação com o petróleo como fonte de energia.

Boas leituras!

2 comentários em “Actas do Seminário CTS”

  1. A temática da sustentabilidade e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) faz parte das minhas prioridades como cidadã e como futura professora, de forma preocupada, crítica e conscientemente formativa. Não encaro a sustentabilidade/EDS como uma moda investigativa. Também não a vejo como uma bandeira estratégica promotora dos mais variados produtos. Lembro a este propósito aquilo a que chamo de ecomarketing: tudo apelida de bio, de eco, de amigo do ambiente. É importante dotarmos os nossos alunos de ferramentas de análise críticas que lhes permitam avaliar a veracidade das informações, desenvolver as suas competências científicas para que compreendam verdadeiramente as problemáticas ambientais e sociais.
    A EDS deve ser encarada como “(…) uma vontade expressa de responder de forma continuada ao solicitado pelas Nações Unidas para que os educadores de todas as áreas e todos os níveis contribuam com as suas acções educativas, inovações e investigações, para uma educação de todos para uma cidadania consciente da actual situação de emergência planetária e preparados para participar na adopção das necessárias medidas” (Martins e Vieira, 2008: 12).
    Alguns textos presentes nesta Acta são, de facto, testemunhos muito ricos e excelentes bases documentais para quem queira fundamentar a sua acção (educativa).

  2. Obrigado, Mariana pelo seu testemunho.
    Estou completamente de acordo e continuo a acreditar que a educação é a melhor forma de provocar as mudanças necessárias, como as que se relacionam com o Desenvolvimento Sustentável.
    Aproveito também para lhe desejar muitas felicidades na sua vida profissional,
    Rui M. Vieira

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