APEduC

De regresso das férias venho anunciar a criação da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), que terá a sua sede na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta é uma associação de investigadores, de educadores e professores de ciências (investigação, divulgação e comunicação, formação e ensino de Física, Matemática, Química, Biologia, Geologia, Ecologia…), que pretende ser atuante com vista à inovação e à mudança da Educação em Ciências em Portugal e dos seus profissionais. 

Nasceu pela necessidade e importância e pela pressão nacional e internacional, para a existência de uma parceira portuguesa, nesta área científica. Ao mesmo tempo, a Associação é relevante para criar laços e colaborar ativamente com os países Lusófonos e da América Latina. A APEduC passará a liderar uma área do maior relevo para o desenvolvimento da Educação em Ciências, no ensino superior e nos ensinos básico e secundário e em outros contextos não formais. 

Estiveram presentes em Castelo Branco os três membros indigitados pela Assembleia Constituinte da Associação como Comissão Instaladora [Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco; Cecília Galvão, Universidade de Lisboa e Laurinda Leite, Universidade do Minho]. Juntamente com os elementos da  Comissão Instaladora, Filomena Teixeira, do Instituto Politécnico de Coimbra; Alcina Mendes, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo; Celina Tenreiro Vieira do Agrupamento de Escolas João Afonso de Aveiro e Rui Marques Vieira da Universidade de Aveiro, foi o grupo que viabilizou a possibilidade de se realizar a escritura notarial de constituição da APEduC, em tempo útil para que o XVI ENEC seja já o primeiro Encontro Nacional de Educação em Ciências realizado no pós constituição da nossa Associação Científica e Profissional!

Junto anexo o link onde está a reportagem sobre a constituição da APEduC:

https://www.youtube.com/watch?v=qXiyJnraeuo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.