Artigo de Investigação de Celina Tenreiro Vieira

Resumo
Assumindo que as capacidades de pensamento crítico dos alunos não se desenvolvem, a menos que sejam encetados esforços sistemáticos e intencionais nesse sentido, realizou-se um estudo com a finalidade de averiguar se actividades de aprendizagem caracterizadas por requererem o uso de capacidades de pensamento crítico promovem o nível de pensamento crítico dos alunos; e quais os efeitos da idade e do sexo no nível de pensamento crítico. Adoptou-se o desenho de investigação pré-teste / pós-teste com um plano factorial 2 X 2 X 2. Os resultados obtidos suportam a conclusão de que: as actividades de aprendizagem que requerem explicitamente o uso de capacidades de pensamento crítico são promotoras do nível de pensamento crítico dos alunos; a idade e o sexo dos alunos não têm efeitos significativos no nível de pensamento crítico.

http://www.rieoei.org/investigacion11.htm

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3 comentários em “Artigo de Investigação de Celina Tenreiro Vieira”

  1. À semelhança do artigo referido no post anterior, emergiram no meu pensamento várias questões…. uma delas é: se a idade e o sexo dos alunos (pessoas) não têm efeitos significativos no nível de pensamento crítico, mas sabendo que este é diferente de pessoa para pessoa, quais os factores que levam, então, a cada um ser mais crítico do que outro? Está tudo na educação? No meio em que cada um cresce e se faz?

  2. Pese embora tenha respostas às questões acima e conheça com pormenor o estudo em causa vou solicitar à autora do artigo um comentário e possíveis respostas às questões e só depois, se se justificar, poderei intervir. Essa será, também, uma forma de trazer a Celina Tenreiro Vieira a esta “comunidade”, como especialista que é em Pensamento Crítico.

  3. Resultados de estudos realizados evidenciam que o sexo e a idade não têm significância estatística enquanto factores explicativos ou variáveis previsoras do nível de pensamento crítico.
    Cada indivíduo tem um potencial de pensamento crítico que pode ser diferentemente desenvolvido em função dos contextos de vida. A educação formal como um desses contextos poderá influenciar o desenvolvimento do potencial de pensamento crítico de cada um decorrente das oportunidades intencional e sistematicamente criadas para estimular o pensar de forma crítica.
    A maneira como cada um vive essas oportunidades também poderá repercutir-se no nível evidenciado.

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