Artigos, capítulos e Comunicações

Aqui se partilham alguns artigos e capítulos de livros acabados de publicar e a referência a algumas comunicações em Congressos e Encontros em que se participou:

  1. Franco, A., Vieira, R. M., Riegel, F., & Crossetti, M. (2019). Steering clear from ‘lost in translation’: cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students. Studies in Higher Education,  (DOI: 10.1080/03075079.2019.1647414)
  2. Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos15(1), 36-49.  (DOI: 10.17151/rlee.2019.15.1.3) (http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf)
  3. Güllich, R. & Vieira, R. M. (2019). Formação de professores de Ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: Estado da Arte. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC)(2), 93-107. (DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243)
  4. Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2019). Prática como componente curricular: Horizontes de compreensão dos formadores de professores de química.Revista Investigações em Ensino de Ciências, 24 (2), 181-199. (DOI:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181)(https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1348)
  5. Vieira, R. M. (2019). Para uma educação sexual com pensamento crítico. In M. Bruns, S. Melo e J. Zerninati (Orgs.), Discursos contemporâneos acerca da sexualidade e educação sexual: A realidade nos laços da utopia (pp. 15-26). Curitiba: Editora CRV. (https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33993-discursos-contemporaneos-acerca-da-sexualidade-e-educacao-sexual-bra-realidade-nos-lacos-da-utopia)
  6. Vieira, R. M., Franco, A., e Tenreiro-Vieira, C. (2019). Qual a relevância do pensamento crítico no mundo atual? In H. Sá e S. Ambrósio (Orgs.), H(à) Educação – Rubricas de 2018 (pp. 27-28). Aveiro: Editora Universidade de Aveiro.  (http://hdl.handle.net/10773/25350)
  7. Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019,). Contributos da investigação sobre pensamento crítico na educação em ciências do Ensino Básico.Comunicação apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III International Seminar of Science Education (III ISSE).Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  8. Sousa, A., & Vieira, R. M. (2019). Estratégias didáticas orientadas para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação em ciências: visão global. Comunicação apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III International Seminar of Science Education (III ISSE).Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
  9. Seabra, M., &Vieira, R. M. (2019). Formação inicial de professores de ciências: (re)construindo conceções e práticas sobre CTS. Comunicação apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III International Seminar of Science Education (III ISSE) .Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.