BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL DA UNESCO [BDMU]

A UNESCO disponibiliza, em Português, em www.wdl.org uma biblioteca digital que reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica, em mais seis idiomas, toda a riqueza cultural de todas as bibliotecas do planeta.
A BDMU não oferecerá documentos correntes, a não ser “com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas”, como salientou Abid, responsável por este projecto. Este concretizou que,  entre os documentos mais antigos, há alguns códices pré-colombianos, graças à contribuição do México e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562.
Cada documento da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado.
A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número quase ilimitado de textos, mapas, fotografias e ilustrações. A BDMU permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.
Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a biblioteca Alexandrina do Egipto e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
Segundo informações disponibilizadas pela comunicação social, a estrutura da BDMU segue os mesmos princípios do projecto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e actualmente contém 11 milhões de documentos online.
Boas leituras e pesquisas!

boston.JPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.