A recente tradução (2010), para Português do Brasil, do livro de Antoni Zabala e Laia Arnau, com o título “Como aprender e ensinar competências”, da Artmed, Porto Alegre é uma obra que aconselho. Tem havido muita confusão sobre este conceito e os autores fazem um ponto de situação bem sistematizado sobre este conceito e suas implicações, incluindo mesmo críticas e deturpações.
Penso que o índice dá uma boa noção da globalidade da obra e por isso reproduzo aqui os capítulos iniciais:
1. O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional
2. A atuação eficiente das competências em um determinado contexto
3. A competência envolve sempre conhecimentos inter-relacionados a habilidades e atitudes
4. O objetivo da educação por competência é o pleno desenvolvimento da pessoa
5. As competências escolares devem abarcar o âmbito social, interpessoal, pessoal e profissional
6. A aprendizagem das competências é sempre funcional
7. Ensinar competências significa partir de situações e problemas reais
…
Aos professores pergunto: Ensinam competências nas vossas práticas?