Contributo Relevante

Venho neste post divulgar uma das mais interessantes iniciativas educacionais que está em desenvolvimento actualmente em Portugal. Trata-se da reestruturação curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste que a Universidade de Aveiro está a levar a cabo, com muitos colegas do Departamento de Educação envolvidos. São particularmente os programas curriculares do 10º, 11º, e 12º anos do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste que estão a ser desenvolvidos por uma equipa coordenada pela antiga Vice-Reitora da Universidade de Aveiro e actualmente Professora Catedrática –  Isabel P. Martins.

Saliento que a componente geral, comum a todos os alunos, é constituída por quatro disciplinas: Português, Inglês, Tecnologias Multimédia, e Cidadania e Desenvolvimento Social. As componentes específicas integram, cada uma delas, cinco disciplinas; a saber: Física, Química, Biologia, Geologia e Matemática para via das Ciências e Tecnologias; Geografia, História, Sociologia, Temas de Literatura e Cultura, e Economia e Métodos Quantitativos para a via das Ciências Sociais e Humanidades.

Estas e outras informações poderão ser encontradas em: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=19663&lg=pt

Será com muito interesse que vou analisar, quando estiverem prontos e disponíveis, os programas, especialmente de algumas disciplinas, bem como os manuais escolares e guias para os professores que as mesmas equipas estão a desenvolver. Quem sabe se não teremos aqui bons exemplos para o nosso próprio país!

Interior de uma escola em Timor Leste (foto de http://www.app.pt/nte/tema/timor/artigo.htm)

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