Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Entre muitos outros esforços que têm sido desenvolvidos para o impulso e destaque que esta iniciativa das Nações Unidas promove de 2005 a 2014, destaco:

– O site “Década para una Educación para la Sostenibilidad” patrocinado pela Organização dos Estados Iberoamericanos -OEI e dinamizado por um conjunto reputado de investigadores e professores espanhóis.

– A realização de vários Seminários, Encontros e Congressos. Por também estar envolvido e estar relacionado com uma das temáticas deste blog, convido à participação no

V Seminário Ibérico
I Seminário Ibero-americano
CiênciaTecnologiaSociedade no Ensino das Ciências
CienciaTecnologíaSociedad en la Enseñanza de las Ciencias

Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável
Educación Científica y Desarrollo Sostenible

35 de Julho 2008

Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro

– As investigações que têm sido realizadas, como as que o Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro tem orientado no contexto de dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento; nas primeiras está o caso da realizada pela Mestre Susana Sá (a qual recebeu com a mesma o prémio Prémio GPS – Educação e Formação, atribuído pela primeira vez em 2007, com o intuito de distinguir o melhor trabalho académico sobre temas que se insiram na área da Educação e Formação de Jovens) e, como exemplo das segundas, a realizada pela Doutora Patrícia Sá.

– A divulgação de iniciativas como a que se inclui no vídeo anexo. São mudanças (pequenas!) que farão toda a diferença no futuro, nomeadamente de um recurso como a água.

4 comentários em “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”

1. Obrigada por me lembrares deste Seminário! Vou também fazer a sua divulgação no meu blogue que, não obstante estar direccionado para Second Life (SL), pretende promover todos os encontros/seminários/congressos que levamos a cabo no DTE da UA. 🙂

P.S. De momento, estou em greve bloguista SL – ver blogue respectivo em http://cleobekkers.wordpress.com – mas a partir do dia 18 farei o link respectivo para o Seminário CTS no Ensino das Ciências.

2. É fundamental divulgar todas as iniciativas relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Penso que seria interessante permitir o acesso a algumas partes dos referidos estudos uma vez que, nos dois casos, o foco da investigação se centra na concretização da orientação EDS e esta é, ainda, muito deficitária. Parabéns pela iniciativa.

3. A educação para a sustentabilidade é uma das áreas em que trabalhámos nestes dois últimos anos da nossa formação como professores do 1.º Ciclo. Compreendemos o quão urgente é a consciencialização dos professores, de qualquer ciclo, para que, directa ou indirectamente, trabalhem a par com a educação para a sustentabilidade.
    Falta informação à maioria dos professores mas há que tentarem actualizar-se, informar-se e procurar algumas estratégias, ainda que simples, para trabalhar, em sala de aula, alguns problemas sociais, culturais e ambientais que existem, pois se dificilmente se pode alterar a mentalidade de adultos, a das crianças é mais moldável.
    Já relativamente ao ensino CTS, falta-lhes formação, mas, mais uma vez, tem de partir do professor a vontade de mudança e de compreender que esta interacção ciência, tecnologia e sociedade no ensino leva a uma educação mais sólida e competente com a realidade actual. A OEI, que está a organizar este seminário Ibero-americano, é uma boa fonte de informação para os dois pilares da educação referidos. E o seminário a realizar em Junho é um bom ponto de partida…

4. Apesar de, serem conhecidas algumas soluções científicas ou tecnológicas que podem ajudar a minimizar a nossa “pegada” no mundo, a solução tecnológica apresentada no vídeo é realmente vantajosa e tem poucos custos para nós, em termos financeiros e mesmo de esforço pessoal! Penso que dificilmente me lembraria de algo assim, mas as vantagens são realmente muito grandes. A água utilizada para lavar as mãos pode ser rentabilizada para encher o depósito da água, poupando-se litros de água por dia.
    Há que pensar de uma forma sustentável… e só se estivermos abertos às pequenas soluções que nos cabem a nós implementar, diariamente, é que podemos tornar-nos melhores cidadãos. Há tanto que podemos fazer e que não acarreta esforço pessoal ou custos… basta haver predisposição. Mas essa é a parte mais difícil!