Que o Pensamento Crítico (PC) vai ganhado destaque não parece haver dúvidas. São várias as evidências que apontam para este interesse. Entre estas destaco algumas das mais recentes:
- Número de artigos publicados em revistas científicas com referência ao PC aumentou consideravelmente; por exemplo, só nos últimos 15 dias no SCOPUS (http://www.scopus.com/) foram identificados 45 artigos, pelo próprio sistema de alerta que aí possuo;
- O número de posts / artigos e cursos, como os de plataformas online para professores e educadores passou a contemplar com frequência o PC como foco; a título ilustrativo, a “Faculty Focus” tem nos últimos posts vários artigos e cursos sobre o PC, como o que está na útima entrada sobre “Using Fundamental Concepts and Essential Questions to Promote Critical Thinking” que pode ser lido em: http://www.facultyfocus.com/articles/instructional-design/using-fundamental-concepts-essential-questions-promote-critical-thinking/
- A abertura e articulação do PC a outras áreas, como a dos vídeo jogos como ferramentas para o ensino e aprendizagem destas capacidades, como a que está em: http://blogs.kqed.org/mindshift/2015/01/gone-home-a-video-game-as-a-tool-for-teaching-critical-thinking/ no prestigiado blog da Mind/Shift.