Dissertações

Aqui ficam algumas dissertações sobre CTS e PC que orientei e que estão disponíveis para todos os interessados em http://biblioteca.sinbad.ua.pt/Teses/:

sinbad.jpg

Beatriz Maria da Costa Gomes no Mestrado em Gestão Curricular do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, intitulada “Desenvolvimento de um programa de formação de professores do 2º CEB em Ciências” (aprovada em 4 de Junho de 2010).

Carla Maria Pires Reis no Mestrado em Gestão Curricular do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, intitulada “Desenvolvimento de recursos didácticos em ciências para professores do 2º CEB” (aprovada em 4 de Junho de 2010).

Cristina Patrícia Tavares Simões (co-orientação com o Professor António Moreira) no Mestrado em Multimédia em educação do DTE/DECA da UA, intitulada “As TIC como recurso didáctico em contextos de exploração das ciências experimentais” (aprovada em 12 de Abril de 2010).

Paula Marlene da Silva Moreira no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, intitulada: “Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB: Impacte da Formação em Ensino Experimental das Ciências:  desenvolvimento de instrumentos de observação e inquérito” (aprovada em 23 de Julho de 2009).

Maria Pedro Almeida Neves Ferreira da Silva no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro, intitulada “Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB: Impacte da Formação em Ensino Experimental das Ciências:  desenvolvimento de um teste criterial” (aprovada em 23 de Julho de 2009).

Nuno Miguel de Sousa Gonçalves no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa [DTE] da Universidade de Aveiro [UA], intitulada “Recursos didácticos de cariz CTS para a educação não-formal de ciências” (aprovada em 18 de Maio de 2009).

Susana Alexandre dos Reis no Mestrado em Supervisão do DTE-UA, intitulada “Formação contínua de professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências” (aprovada a 17 de Julho  de 2008).

Luís Filipe Torres Moreira no Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA, intitulada “Aprendizagem das Ciências no 3ª CEB numa perspectiva CTS/PC em contexto não-formal” (aprovada em 17 de Julho de 2008).

Luísa Maria Paiva Travassos Martins no Mestrado em Supervisão do DTE-UA intitulada “Formação contínua de professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências” (aprovada a 24 de Julho  de 2007).

Ticiana de Astrogildo e Trez (co-orientação com o Professor Júlio Pedrosa) no Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA, intitulada “Concepção e práticas CTS dos professores de uma escola inovadora” (aprovada em 19 de Julho de 2007).

Isabel Maria dos Santos Pereira (co-orientação com Professora Nilza Costa) no Mestrado em Gestão Curricular do DTE/DCE-UA, intitulada “A criatividade em manuais escolares de Ciências do Ensino Básico“ (aprovada em 18 de Julho de 2007).

Cecília Vieira Guerra (co-orientação com Professora Maria João Loureiro) no Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA, intitulada “Avaliação do Storyboard e da metodologia de desenvolvimento do courseware Sere“ (aprovada em 17 de Julho de 2007).

Sílvia Mariana da Rocha Barbosa no Mestrado em Supervisão do DTE-UA, intitulada “Supervisão e Formação em ensino experimental das Ciências no 1º Ciclo” (aprovada a 11 de Julho  de 2007).

Renata Maria Costa Fernandes no Mestrado em Supervisão do DTE-UA intitulada “Estratégias de ensino/aprendizagem das Ciências: contributos da formação de professores do 1º CEB” (aprovada a 11 de Julho  de 2007).

Ana Sofia Gonçalves Costa no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA, intitulada “Pensamento Crítico: Articulação entre a educação não-formal e formal em Ciências” ( aprovada a 4 de Junho de 2007).

Daniel Filipe Ferreira Alves no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA, intitulada “Os manuais escolares de Estudo do Meio, educação CTS e pensamento crítico” (aprovada em 19 de Julho de 2005).

Jorge Fernando Marques de Almeida no Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico do DTE-UA, intitulada “Concepções e Práticas de Professores do 1º e 2º Ciclos do EB sobre CTS” (aprovada em 29 de Setembro de 2005).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.