Gripe A

 Estamos ainda no Verão e os casos de contágio em Seres Humanos da gripe A (Vírus H1N1) continuam a aumentar, em todo o mundo e em Portugal.
O número de mortes é também crescente! Sem alarmismos tenho-me questionado e procurado informar-me sobre esta gripe; mas mantenho a grande questão:
Como é possível que, em pleno século XXI com todos os avanços científicos e tecnológicos, se assista a uma situação de pandemia como esta?
Existem já várias teorias explicativas. Algumas são bem imaginativas; outras levantam suspeitas, nomeadamente sobre os negócios que poderão estar ligadas a esta pandemia, que nos fazem pensar!
De qualquer modo, e agora que as férias estão a acabar e a própria OMS fala numa 2ª (ou mesmo 3ª) vaga de Gripe A com o advento do Outono assisto com preocupação ao começo das aulas em todos os níveis de ensino. Assim, além de todos os esforços que teremos de continuar a encetar, e dos que os serviços de saúde e de comunicação social têm feito, importa que todos os professores, nas suas primeiras aulas, façam uma campanha de informação e acção, por exemplo levando os alunos a cumprir com os procedimentos correctos de lavagem das mãos.
Sim, se usa casas de banho públicas repare quantas pessoas seguem os procedimentos aconselhados na lavagem das mãos e ficará, no mínimo, preocupado.
Para esta campanha educativa sugiro pois a consulta dos seguintes sites:

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+publica/gripe/virus+h1h1.htm
http://www.deco.proteste.pt/saude/gripe-a-respondemos-as-suas-duvidas-s562971.htm
http://static.publico.clix.pt/dossiers/gripeA/Default.aspx
http://aeiou.visao.pt/guia-sobre-a-gripe-a=f516586

Além disso, no 1º site acima recomendo os vídeos, como o que aqui se inclui sobre os cuidados a ter:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.