A diversidade de publicações e de mudanças que têm ocorrido no campo da educação, que este governo e a assembleia da república têm avançado em Portugal, têm sido prolixas. Várias destas merecem alguns juízos de valor que irei encetar, de forma mais ponderada e reflexiva, nos próximos tempos.
Neste momento destaco os seguintes livros que estão disponíveis também nos sites que se incluem:
- Formação Inicial de Professores, do CNE (http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf)
- Cultura Científica em Portugal, da Fundação Francisco Manuel dos Santos (https://www.ffms.pt/upload/docs/cultura-cientifica-em-portugal_Fr_Gd2XT0kuna2dLeXNB8A.pdf)
- Parecer e Relatório Técnico: Avaliação das aprendizagens dos alunos no ensino básico, do CNE (http://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1078-parecer-e-relatorio-tecnico-avaliacao-das-aprendizagens-dos-alunos-no-ensino-basico#.Vo6uEOnZlmE.facebook)
Das mudanças na política de educação que se avizinham assinalo aqui:
- Fim dos exames do 4º ano;
- Novo Modelos de graduação e colocação de Professores;
- Exames de aferição, provavelmente para o 4º e 6ª anos;
- Possível prova ou exame de literacia Científica no ensino básico, como hoje defendeu o Presidente do CNE;
- Mais que provável suspensão das Metas Curriculares, desde já no 1.º Ciclo.
Boas leituras e que as decisões políticas desta vez sejam mesmo sustentadas na investigação que se vai realizando na educação!