Depois de uma pesquisa pela web e blogosfera sobre o “pensamento crítico” em português verifiquei que este “movimento” , pese embora a sua heterogeneidade, está cada vez mais dinâmico e interventivo. Da análise de muitas das páginas e blogs destaco:
- A existência cada vez maior de cursos (em geral e de formação contínua para professores e educadores, em particular) e disciplinas de ensino superior de várias Universidades portuguesas; proliferam cursos de iniciação geral a esta área, como os que se exemplificam:
http://pt.mondediplo.com/spip.php?article160
www.intelliwise.com/seminars/pcrit.htm - o aumento da investigação nesta área incluindo já as potencialidades das TIC; além dos artigos da minha autoria, ver, por exemplo, um dos artigos de investigação em http://www.nonio.uminho.pt/challenges/actchal05/tema02/07IdalinaMiranda.pdf
- a existência de blogs dedicados ao pensamento crítico ou com entradas e posts sobre o mesmo; é o caso de: http://puraeconomia.blogspot.com/2005/08/pensamento-crtico.html;
- O facto do pensamento crítico surgir muito associado à Filosofia, como em: http://pt.wordpress.com/tag/pensamento-critico/;
- o aparecimento de traduções, artigos e extractos de livros sobre esta temática; neste último caso friso uma parte de um dos meus livros (em co-autoria) sobre a “Avaliação do pensamento crítico”, que se pode consultar em uma das revistas do Ministério da Educação: http://www.dgidc.min-edu.pt/revista/revista4/Promover%20Pensamento%20crit-4.htm.