O Projeto de Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste que envolve um conjunto de organismos, como o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a FCT, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério da Educação de Timor-Leste e a Universidade de Aveiro, decorreu entre janeiro de 2010 e março de 2013. Consistiu na conceção de um Plano Curricular para o Ensino Secundário Geral em Timor-Leste (10.º, 11.º e 12.º anos) e de Programas, Manuais do Aluno e Guias do Professor para cada um dos três anos, para cada disciplina. Destaco deste grandioso projeto os guias do professor e do aluno. Consultar, por exemplo os Guias do Professor – 10.º ano em: http://www.ua.pt/esgtimor/PageText.aspx?id=17681
Para todo este trabalho foi constituída uma equipa multidisciplinar, abrangendo catorze áreas de conhecimento que integram o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral e envolvendo cerca de 60 especialistas. Toda esta equipa exigiu um esforço enorme de Coordenação por parte da Professora Doutora Isabel P. Martins e do Dr. Ângelo Ferreira.
Considero que este projeto é um bom exemplo de uma rede de trabalho de variados especialistas e um exemplo que deveria ser seguido no desenvolvimento curricular e respetivos manuais por vários países, incluindo o nosso próprio. Parabéns à coordenadora e a todos os envolvidos.