Ranking(s)

Depois de nos últimos 15 dias terem sido divulgadas e comentados os Ranking’s (ver por exemplo: http://static.publico.pt/docs/educacao/rankings2012/e
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/analise-joaquim-azevedo-da-cedencia-a-decencia_1567148) das escolas no que diz respeito aos exames do 6º, 9º e 12º anos venho destacar aspetos que me parecem ser de discutir e que são contributos para se compreender os factores que contribuem para o êxito educativo:

  • Pela 1ª vez foi possível relacionar as médias dos exames nacionais com as características socioeconómicas dos agregados familiares dos alunos. Das relações estatísticas realizadas, e como conclui Joaquim Azevedo “(i) existe uma elevada influência do contexto cultural e socioeconómico sobre os resultados dos exames; (ii) esta certeza não é nenhuma fatalidade social, porque se trabalha em muitas escolas acima do “esperado”; (iii) urge agir publicamente junto das escolas em maiores dificuldades”. Mais concretamente,  os dados socioeconomicos utilizados este ano “explicam 40% da variação registada nas médias obtidas pelas escolas”.
  • Vários outros factores foram também apontados para os bons resultados de algumas escolas, inclusivé de escolas com alunos oriundos de meios desfavorecidos, como a estabilidade do corpo docente e existirem alunos empenhados e comprometidos com a sua aprendizagem, bem como as suas famílias;
  • No que se refere aos exames do 6ª ano e tendo em conta as 100 primeiras escolas verifica-se que só existem 5 públicas sendo 3 de música. Mas tal é melhor compreendido quando percebemos que o custo médio de um aluno em Portugal é de 4415 € (ver relatório do Tribunal de Contas ou um resumo aqui), mas que em escolas como a “Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, cada aluno custa em média 46 791,91 euros”;
  • As escolas básicas e secundárias de Aveiro estarem globalmente bem posicionadas a nível nacional, especialmente se se considerarem e compararem só com as escolas públicas.

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