O Coordenador do PISA – Andreas Scheicher – esteve em Portugal. Da sua conferência e entrevistas realizadas destaco um conjunto de ideias:
- “É sempre muito difícil apontar causas e efeitos. “
- “Os estudantes Portugueses são fortes nas tarefas que implicam reprodução de conhecimentos, mas a capacidade de extrapolar a partir do que sabem não é forte.”
- “Um dos grandes desafios é fazer com que os professores vão além da mera reprodução de conhecimentos.”
- “Em Portugal a sala de aula está fechada, mas é um dos países que melhoraram os resultados no último estudo da OCDE.”
- “O insucesso diminuiu, mas reduzi-lo continua a ser um grande desafio.”
- “É preciso um sistema de avaliação forte, em que o trabalho seja apreciado por múltiplos critérios. O desempenho dos alunos é um deles, mas não chega.”
Comentários? Concorda?…
Outras informações e dados recentes sobre este estudo e em termos comparativos com outros países podem ser consultadas em livros como o “Quality Time for Students – LEARNING IN AND OUT OF SCHOOL” que está disponível em:
