Tendências: Sénior

Não dá para tapar os olhos e os ouvidos… Não dá para ignorar quando casos destes acontecem… Não dá porque não são um incidente… Não são um acidente… Não são um caso isolado… Quando falamos de envelhecimento como tendência ficamos com a noção de que é uma coisa que vai acontecer daqui a muitos anos… Surpresa: Já cá está… Há vários anos… Lisboa é a capital mais envelhecida da Europa!!

Alguns números do censo de 2001 colectados da net: Cpom uma população de 564000 habitantes Lisboa tinha 134000 idosos (Vilaverde Cabral mencionava 37% da população acima dos 65 anos na TSF ao fim da tarde). Destes 45% têm mais de 75 anos… O número de idosos é o dobro dos jovens!!! Metade vive só (confirmava Vilaverde Cabral…) Quantas das nossas cidades são assim? Quantos cascos urbanos estão já terrivelmente envelhecidos? Quem pensa as cidades para estes habitantes? Quem pensa as necessidades deles? Quem pensa as suas especificidades? Porque ao olhar dos media eles são invisíveis, salvo quando resolvem criar estas situações angustiantes…

O envelhecimento populacional não é uma tendência a chegar daqui a uns anos, está já aqui no meio de nós… Quem a está a ver? Quem a está a pensar? Quem percebe que, além de tudo o mais, isto é uma imensa oportunidade de mercado subaproveitada? (Antes de se alarmarem com a minha frieza de pensar em negócios numa hora destas lembrem-se que pior que ser explorado pela sociedade de consumo é ser ignorado por ela… Se o mercado percebesse que está perante uma enorme oportunidade que lhe está  a passar ao lado certamente haveria menos situações como esta de hoje… Porque a solução para tudo isto não passa certamente por mais estado, ou mais segurança social, ou mais IPSS, mas pela sociedade e pelas forças do mercado perceberem que o mundo mudou…)

Fiquem outra vez com o apóstolo de um mundo novo, Tom Peters… Desta vez vejam a segunda parte do vídeo…

One thought on “Tendências: Sénior”

Comments are closed.