A obra de José Saramago nas Bibliotecas da UA

Praticamente toda a obra publicada de José Saramago está disponível na Biblioteca da Universidade de Aveiro, que o escritor, falecido na passada sexta feira, visitou em 2000 e 2004. Algumas fotografias que documentam a passagem de Saramago pela Universidade de Aveiro podem ser encontradas aqui.

Com o Prémio Nobel da Literatura que conquistou em 1998 Saramago tornou-se o escritor de língua portuguesa mais reconhecido, lido e traduzido no mundo. Ensaio sobre a Cegueira, de 1995 – uma alegoria sobre a condição humana dos dias de hoje – será provavelmente a obra mais divulgada e que mais terá impressionado os leitores em todos os países onde foi publicada, antes mesmo da sua adaptação ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles, em 2008.

Mas o trabalho de José Saramago está aí disponível para ser redescoberto. Nesta bibliografia poderá ser encontrada toda a produção literária  existente na Biblioteca – ensaio, ficção e poesia – do escritor que, nas palavras da Academia Sueca, soube evidenciar uma rara intuição que caracteriza as suas “parábolas sustentadas por imaginação, compaixão e ironia”.

›› Lista bibliográfica completa [pdf]
     ›› Lista bibliográfica completa [ISSUU]