Exposição – Fernão Mendes Pinto e os mares da China

De 16 a 27 de novembro, pode ser visitada na Sala de Exposições Hélène de Beauvoir, na Biblioteca daSlide1 UA, uma coleção de 26 painéis alusivos à viajem de Fernão Mendes Pinto aos mares da China, que teve lugar no Séc.16. A exposição é organizada pela Biblioteca em conjunto com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA). Está patente nos dias úteis, das 09h00 às 20h00 e aos sábados, das 09h00 às 18h00.

Em 1537 Fernão Mendes Pinto parte para a Ásia numa armada de cinco naus comandada por D. Pedro da Silva… A vida de mercador aventureiro deve ter começado por volta dos anos 1539-1540. É então enviado a Malaca ao Rei de Aru em Samatra e a Patane, na costa oriental na Península Malaia e Sião, na companhia de António de Faria… Em 1541 e 1543 vive em Martabão, no reino de pegu, servindo no exército do Rei da Birmânia. Chega à China o mais tardar em 1543 e integra-se na redes de comércio entre Sião, Pegu, China e Japão.

Os portugueses começam a fazer comércio em Macau por volta de 1535 e aí a residir na década de cinquenta. A carta de Fernão Mendes Pinto, escrita em Macau a 20 de novembro de 1555, é o primeiro documento português feito em Macau.Fernão Mendes Pinto tounou-se um bem sucedido comerciante… e em janeiro de 1583 o Rei Filipe I concede-lhe uma tença anual de 2 moio de trigo e a 8 de julho morre na sua quinta do Pragal/Almada. (Missão de Macau em Lisboa, 1998)

Fernão Mendes Pinto escreveu, entre os anos de 1568 e 1578, a “Peregrinação”, considerada uma obra de literatura de viagens, publicada pela primeira vez em 1614. Fruto das vivências asiáticas do autor e das suas leituras, a Peregrinação descreve a cultura asiática foi considerada na época um dos maiores sucessos da cultura portuguesa.

A exposição pertence ao Centro Científico Cultural de Macau e relata, através de uma coleção de paineis ilustrados, a chegada e estadia de Fernão Mendes Pinto no Oriente. A enriquecer a exposição, a Biblioteca da UA selecionou um conjunto de livros que poderão posteriormente ser consultados e requisitados.

Referência bibliográfica

Missão de Macau em Lisboa. (1998). Fernão Mendes Pinto e os mares da China. Lisboa: Missão de Macau em Lisboa.