The Future of Multidimensional Video Capture

Palestra
THE FUTURE OF MULTIDIMENSIONAL VÍDEO CAPTURE
5 de maio de 2017 | das 11h15 às 12h30
Sala do Senado – Reitoria da UA
Inscrições: http://aveiro.libcal.com/event/3266813

O advento das pequenas câmaras monoscópicas de 360 graus e das câmaras de captura estéreo como o Surround360 marcaram o início de uma nova era de captura de imagens de vídeo multidimensional. Representam uma transição nos media quase tão profunda quanto a transição do filme de vídeo para o digital. A captura de vídeo digital mudou a indústria cinematográfica, reduzindo os custos e aumentando a criatividade dos diretores e dos produtores. Também democratizou o meio, porque a magia do cinema que só os grandes estúdios poderiam pagar pode agora ser feita com sofisticadas ferramentas digitais – também com 360 e 360 de captura estéreo.

Nesta palestra discutiremos os desafios técnicos, artísticos e de cadeia de ferramentas enfrentados pelos Media e indústria cinematográfica, concentrando-se nos elementos técnicos e de mercado que tanto impulsionam como impedem o progresso.

A apresentação está a cargo de Fernando Ramos, professor no DeCA e Coordenador da Unidade de Investigação Pólo na UA, do CIC.Digital/DigiMedia.

Sobre Brian Cabral
Brian Cabral é diretor de engenharia no Facebook, especializado em fotografia computacional, visão computacional e computação gráfica. É detentor de numerosas patentes e coordenador da equipa da câmara de vídeo Facebook Surround 360 VR, cujo novo modelo e potencial foi anunciado há poucos dias na F8 de 2017 – https://www.fbf8.com/ – conferência anual realizada na Califórnia em que o Facebook apresenta os seus novos projectos e produtos.

O facebook é uma das empresas que mais trabalham em prol da realidade virtual e vem lançando novos produtos baseados nessa tecnologia.

We capture and then we can estimate depth,” says Brian Cabral. “We actually compute for every pixel where it is in the scene”. Once the pixel has a location, he says, viewers can view it from any perspective as it if were part of a real-life scene. After the depth estimation process, which Facebook handles with its own custom software in the cloud, the video then can be edited with any number of standard post-processing toolsets from Adobe, Foundry, and others.

Brian Cabral publicou uma série de diversos trabalhos na área de computação gráfica e de imagem, incluindo o pioneiro Line Integral Convolution algoritmo.