Portugal e a Inovação

Porque o PM andou a divulgar números errados sobre a I,D&I em Portugal não posso deixar passar esta oportunidade para divulgar os números que agora aparecem sobre inovação num artigo do Público citando um relatório da CE. Para os que não terão acesso ao jornal fica a transcrição integral:

” Portugal foi o país da UE onde a inovação mais cresceu
 

 

Por Raquel Almeida Correia

 

Relatório da Comissão Europeia mostra que o país continua, no entanto, longe dos líderes em inovação.

Portugal foi o país da União Europeia (UE) onde a inovação mais cresceu no último ano, revela um relatório divulgado nesta terça-feira pela Comissão Europeia. Apesar de ainda figurar na lista dos “inovadores moderados” e longe dos líderes nesta área, a taxa de crescimento em inovação foi de 3,9%, a maior de entre os 28 países analisados.

De acordo com o Painel de Avaliação da Inovação, divulgado por Bruxelas, Portugal está ao lado da Itália, Espanha, República Checa, Grécia, Eslováquia, Hungria, Malta, Lituânia e Croácia, pertencendo ao grupo dos inovadores moderados. Ou seja, que atingem entre 50 a 90% da média europeia.

Em relação a Portugal, os dados mostram que foi o país onde a inovação mais cresceu, com uma subida de 3,9%, seguindo-se no ranking de maiores aumentos a Estónia e a Letónia. Em termos médios, a inovação na UE aumentou 1,7%. A Comissão Europeia refere que a inovação em Portugal “cresceu até 2010, ano a partir do qual se manteve relativamente estável”.

De acordo com Bruxelas, o desempenho do país fica, ainda assim, abaixo da média europeia na maioria dos indicadores analisados, nomeadamente no que diz respeito ao licenciamento e registo de patentes. Está, no entanto, mais bem posicionado na inovação desenvolvida pelas pequenas e médias empresas.

Acima da lista de inovadores moderados onde figura Portugal estão os líderes em inovação, um grupo composto pela Dinamarca, Finlândia, Alemanha e Suécia, com resultados mais de 20% acima da média da EU. Surgem depois os seguidores em inovação (Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, Áustria, Irlanda, França, Eslovénia, Chipre e Estónia), com desempenhos até 10% abaixo da fasquia média. Polónia, Letónia, Roménia e Bulgária são os inovadores modestos, com desempenho mais de 50% abaixo da média da UE.”

 Para os interessados na investigação o relatório da CE sobre Portugal com os números reais ( e não os do governo) está disponível aqui.