Gourmet (continuando nas cerejas…)

A tendência Gourmet é a principal responsável pelas redefinições de imagem associadas aos produtos dos posts anteriores… O confronto com as belas embalagens de produtos que chegavam do estrangeiro, e a possibilidade de atingir mercados que permitissem subir na escala de valor têm sido os grandes impulsionadores de alguma melhoria que se observa actualmente em vários produtos ligados à área alimentar. Moda passageira ou tendência mais duradoura a verdade é que creio que a sua influência veio para ficar… Mas como dizem os especialistas em mercados de valores quando os taxistas começam a interessar-se pelo mercado de capitais está na hora de sair dele… Por analogia poderiamos dizer que quando as grandes superfícies se interessam pelo Gourmet isto significa que este tipo de oportunidade de negócio destas já passou… A abertura do linear Gourmet do Continente, incluindo uma marca própria de Continente Gourmet, é o sinal da comoditização deste mercado…

PS: (Em resposta a um comentário que me chegou…) A mensagem não é que a tendência, o mercado gourmet, ou os produtos para o mercado gourmet estejam esgotados… O que está esgotado é o tempo e a oportunidade para se criar lojas Gourmet… A menos que tragam alguma inovação em relação ao que existe actualmente no mercado…