Veiga Simão (1929-2014): o Precursor das Universidades Novas criadas nos anos 70

Pretendemos ora homenagear este ilustre Português, precursor das Universidades Novas criadas nos anos 70, que  tanta preponderância teve na criação da Universidade de Aveiro. Começamos por uma breve resenha biográfica à qual se segue uma seleção de fotografias de momentos passados na Universidade de Aveiro e que fazem parte do nosso espólio fotográfico.

 

«Professor e político português, nasceu a 13 de fevereiro de 1929, na Guarda. José Veiga Simão licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra. Em 1957 obteve o Doutoramento em Física Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Em 1961 adquiriu o grau de Professor Catedrático. Dois anos depois foi nomeado reitor da Universidade de Lourenço de Marques, em Moçambique, cargo que desempenhou até 1970. Na década de 70, durante o governo de Marcello Caetano, defendeu “a democratização do ensino” ao assumir a pasta do Ministério da Educação Nacional. De 1974 a 1975 exerceu as funções de embaixador de Portugal nas Nações Unidas. Durante a sua passagem pelos Estados Unidos, foi “Visiting Fellow” da Universidade de Yale, orientou colóquios sobre Sistemas de Educação no Mundo e foi consultor do “National Assessment and Dissemination Center”, desempenhando ainda as funções de diretor da “Portuguese Heritage Foundation” (USA). Mário Soares e Almeida Santos apadrinharam a sua filiação no Partido Socialista. Eleito deputado pelo distrito da Guarda em 1983, aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983. Em novembro de 1997 o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa em substituição de António Vitorino. Retirou-se do cargo no último ano do XIII Governo Constitucional, tendo sido substituído por Jaime Gama. Veiga Simão é Doutor Honoris Causa (…) e titular de graus de Reconhecimento Académico atribuídos pelo Lesley College (Cambridge) e pelas Universidades de Aveiro, do Minho e Eduardo Mondlane (Moçambique). Autor de numerosos trabalhos de Física Nuclear, publicou ainda artigos sobre problemas educativos, científicos, industriais, energéticos, etc. Recebeu várias distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.»

Veiga Simão. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-05-07].Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$veiga-simao>.

Sessão dos Doutoramentos Honoris Causa do Professor Manuel Rodrigues Lapa (a discursar) e dos Professores Veiga Simão, Ferrer Correia, Corine de Andrade e Lopes Graça (na primeira fila, da esquerda para a direita) - Dezembro de 1988

Sessão dos Doutoramentos Honoris Causa do Professor Manuel Rodrigues Lapa (a discursar) e dos Professores Veiga Simão, Ferrer Correia, Corine de Andrade, D.Manuel Trindade e Lopes Graça (na primeira fila, da esquerda para a direita) – Dezembro de 1988

Homenagem Prof Renato - Dezembro de 1994

Homenagem ao Reitor da UA, Prof. Doutor Renato Araújo – Dezembro de 1994

Encontro de Cientistas Portugueses - 1995

Encontro de Cientistas Portugueses – Dezembro de 1995

Exposição de Pintura e Cerâmica do Dr. Vasco Branco - Dezembro de 1997

Exposição de Pintura e Cerâmica do Dr. Vasco Branco – Dezembro de 1997

Simpósio "Avaliação das Universidades" na UA - Dezembro de 1997

Simpósio “Avaliação das Universidades” na UA – Dezembro de 1997

Assinatura do Protocolo entre Gradiva e a UA - Dezembro de 1997

Assinatura do Protocolo entre Gradiva e a UA – Dezembro de 1997

Sessão comemorativa do 24.º aniversário da UA - Dezembro de 1997

Sessão comemorativa do 24.º aniversário da UA – Dezembro de 1997

 

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.