Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004): a Contadora de Estórias

Poetisa e contista portuguesa, nascida a 6 de novembro 1919, Sophia de Mello Breyner Andresen viveu até à sua adolescência no Porto. Frequentou o curso de Filologia Clássica (1936-1939) na Universidade de Lisboa, cidade onde passou a viver. A sua obra alcançou múltiplas vertentes especialmente a poesia, ficção, contos infantis, ensaios, artigos, peças de teatro e também a tradução.

O seu excecional percurso, do qual se apresenta uma resenha biográfica, foi distinguido na Universidade de Aveiro com o título de Doutor Honoris Causa, conforme sustentam os testemunhos documentais aqui apresentados.

«Presidiu por duas vezes à Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Escritores, foi candidata pela Oposição Democrática nas eleições legislativas de 1969 e, antes do 25 de Abril, participou na fundação do Comité Nacional de Socorro aos Prisioneiros Políticos. Em 1975 foi eleita deputada à Assembleia Constituinte. (…)

Traduziu para português a Anunciação a Maria de Paul Claudel (1962), o «Purgatório» da Divina Commedia de Dante (1962), Hamlet  (1987) e Muito Barulho por Nada  (inédito) de Shakespeare, Ser Feliz e Um Amigo de Leit Kristiansson (1973) e Medeia de Eurípedes (inédito). Traduziu para francês uma centena de poemas de Camões, Cesário Verde, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. Algumas das suas obras foram traduzidas e publicadas em França, em Itália e nos Estados Unidos da América (…).

A afirmação literária de Sophia está intimamente associada à sua colaboração em Cadernos de Poesia  (1940) e em outras de uma série de revistas que se sucederam em Portugal nos anos 40 e 50. (…)

O que à escrita de Sophia confere uma intemporalidade é em boa parte a lisura da notação lírica: as coisas, os tempos, os dias, os mares são em poemas muitas vezes breves evocados com a dimensão e com o rigor dos grandes espaços e de certa solidão da escrita neles; e é um despojamento que sistematicamente remete para os mitos mais antigos da vocação humana. (…).

Uma mesma necessidade de retomar a magia dos seres imanentes à vida atravessa as suas obras de literatura infantil, enquanto os seus contos para adultos, sem deixarem de buscar o elementar e o essencial, contêm igualmente uma lúcida e sensível crítica da sociedade que a rodeia.»

Sophia de Mello Breyner. Pesquisa de Autores [Em linha]. Lisboa: DGLAB, 2013. [Consult. 2014-06-30]. Disponível na www: <URL: http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=9859>.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Retrato de Sophia de Mello Breyner Andresen

«(…) Foi autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997.

Dias do Mar; Coral; No Tempo Divertido; O Nome das Coisas; Contos Exemplares; Histórias da Terra e do Mar; A menina do Mar; O Cavaleiro da Dinamarca; são algumas das obras que deixou.

Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999 que foi pela primeira vez atribuído a uma mulher portuguesa, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

Sophia de Mello Breyner Andresen foi proposta à Universidade de Aveiro, pelo Departamento de Línguas e Culturas, para receber o título de Doutor Honoris Causa na cerimónia comemorativa dos 25 anos da Universidade de Aveiro, em dezembro de 1998, por ser uma autora bem conhecida, não apenas de todos os estudiosos da literatura, mas também de um público numeroso e atento. A escolha passou, também, pelo reconhecimento da importância da poesia neste mundo conturbado em que vivemos, podendo a escritora ser a ponte necessária entre os vários saberes.»

Sophia de Mello Breyner Andresen. In Porto Editora. [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2014. [Consult. 2014-06-30]. Disponível na www: <URL: http://www.portoeditora.pt/campanhas/sophia-de-mello-breyner-andresen>.

Programa XXV Aniversário da UA - Cerimónia Doutoramento Honoris Causa

Programa XXV Aniversário da UA – Cerimónia Doutoramento Honoris Causa – Dezembro 1998

Filha da Escritora Sophia de Mello Breyner Andresen recebe, pela mãe, o título de Doutor Honoris Causa – Dezembro 1998

Esta entrada foi publicada em Repositório com as tags . ligação permanente.