“Descoberta do Mês” – Novembro 2015

Documentação Corrente – Boletim Bibliográfico –  ( vol.1, nº.1, Outubro de 1975 – )

Um boletim bibliográfico destina-se a divulgar as obras incorporadas num acervo por doação, compra ou permuta e comporta uma lista de referências ordenadas por um critério (título, autor ou assunto, etc.). Normalmente, um boletim bibliográfico é acompanhado de um índice remissivo de autores, assuntos ou datas de publicação.

Em outubro de 1975, os Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro iniciaram a edição do Boletim Bibliográfico, intitulado Documentação Corrente, com o intuito de divulgar periodicamente as novas aquisições da Biblioteca.

Este Boletim Bibliográfico, inicialmente impresso em papel e trimestral, enunciava os novos conteúdos bibliográficos que depois de adquiridos e catalogados iam sendo disponibilizados pelos Serviços de Documentação para consulta e requisição. Este Boletim era acompanhado de um índice de assuntos, mais precisamente Índice Cumulativo de Assuntos.

As imagens abaixo apresentam as capas do Boletim Bibliográfico e do Índice Cumulativo de Assuntos, bem como páginas exemplificativas de lista de obras incorporadas e dos respetivos assuntos.

Boletim Documentação Corrente - Outubro 1975

Boletim Documentação Corrente – Outubro 1975 – Fundo UA

Índice Cumulativo de Assuntos - Setembro-Dezembro 1975

Índice Cumulativo de Assuntos – Setembro-Dezembro 1975 – Fundo UA

Na última década essa difusão acompanhou a mudança facilitada pelas Novas Tecnologias da Comunicação e Informação e surge regularmente no Portal das Bibliotecas da UA, na Plataforma de E-learning (moodle), na web 2.0 (blog, facebook, issuu, youtube, twitter) divulgando livros, teses/dissertações, artigos de revistas, recursos eletrónicos e outros materiais disponíveis de apoio ao utilizador.

A Biblioteca passou, desta forma, a estar onde o Utilizador está.

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.