Aconteceu na UA – Dezembro de 2015

Prof. Doutor Manuel Assunção, Reitor da UA - Fundo Universidade de Aveiro

Prof. Doutor Manuel Assunção, Reitor da UA – Fundo Universidade de Aveiro

Tomou posse como Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António C. de Assunção, o primeiro eleito por um Conselho Geral – em Fevereiro de 2010.

A tomada de posse para o quadriénio 2010-2014, Aconteceu na UA, no dia 22 de Fevereiro de 2010, no Auditório da Reitoria.

Iniciou o seu discurso, saudando

(…) todos os que se dignaram assistir a este acto, conferindo-lhe a solenidade e o significado devidos. (…) Pela primeira vez haverá na instituição um Reitor eleito por um Conselho Geral (…).

O Reitor, Manuel Assunção, lembrou os presentes que:

Presentemente as expectativas que recaem sobre as instituições de Ensino Superior e as exigências que se lhes colocam são enormes. Espera-se que as universidades possam, (…), responder às necessidades alargadas da sociedade e assumir as suas responsabilidades para com ela. Uma universidade do século XXI será aquela que impulsione a inovação e o desenvolvimento (…).

Manter a UA entre as melhores universidade portuguesas; consolidar a sua situação de liderança na investigação e atingir posição de grande destaque internacional (…); e fazer dela uma instituição onde a componente internacional seja um elemento natural em todas as atividades centrais. Esta é a minha visão para a UA e é com ela em mente que me proponho governar (…).

Tomo posse na sequência de uma linhagem de grandes reitores que foram, a seu tempo e no seu modo, a liderança certa para a fase de desenvolvimento que  Universidade de Aveiro então atravessava.

Concluiu o seu discurso, afirmando ser um

(…) Reitor de todos. E conto com todos (…) para continuar a fazer da UA uma Instituição única, diferente, imprescindível; numa perspectiva humanista, de coesão institucional, criativa e inovadora.

Excerto do discurso proferido pelo Reitor Prof. Doutor Manuel António C. Assunção, na cerimónia de tomada de posse

Esta entrada foi publicada em Arquivo, Universidade de Aveiro com as tags . ligação permanente.