Inesperadamente, a 8 de Março de 1986, o Professor Doutor João Evangelista Loureiro, na altura Vice Reitor, falecia numa festa desta Academia.
Foi no próprio dia do funeral (…) que a Direcção da Revista da Universidade – Série Ciências da Educação decidiu consagrar um número à memória do seu falecido Director. Trata-se de “uma decisão justa e acertada” que hoje (…) se concretiza.
Revista da Universidade de Aveiro. Série Ciências da Educação (nº especial em homenagem ao prof. João Loureiro) – Vol. 7, nº 1/2 (1986), p.3 – Disponível para consulta na Mediateca – SBIDM/UA
Passados 10 anos da sua morte, a Universidade, através do Departamento de Ciências de Educação, decidiu assinalar o 10º Aniversário da sua morte com uma sessão de homenagem no dia 29 de Maio de 1986.
O arquivo da UA, 31 anos passados, recua no tempo para lembrar um homem que fez história dentro e fora da UA.
Testemunhos de apreço pela sua personalidade
Foi meu professor, no meu ano de caloira, e morreu no ano em que eu comecei a dar aulas no então Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. Deixou-me uma impressão duradoura e positiva.
Boa Tarde Professora Cristina Sá,
Um dos testemunhos de apreço pela sua personalidade, que publicámos, é precisamente o que a professora fez em sua memória e que demonstra bem o carácter humanista do Professor.
Não tive o prazer de conhecer o Professor Evangelista Loureiro, mas pelos testemunhos de homenagem que lhe foram feitos, na revista universidade de Aveiro-série ciências de educação, percebi que foi um professor e ser humano notável, inteligente e simples muito apreciado por toda a comunidade.
Obrigada pelo seu comentário
Um amigo e um colega que recordo com muita saudade.
Bom dia Sr. Professor José Tavares,
Algumas pessoas, tem o dom de jamais serem esquecidas.
Obrigada pelo seu comentário.
Um colega e um amigo que recordo com muita saudade.
A formação de professores recebeu do Loureiro um grande impulso. O país, nos seus professores e investigadores, está-lhe grato e reconhece o contributo.
A formação de professores recebeu do Professor Loureiro um grande impulso. O país, nos seus professores e investigadores, está-lhe grato e reconhece o seu contributo.
Boa Tarde, Professora Isabel Alarcão.
Não tive o prazer de conhecer o Professor Evangelista Loureiro, mas pelos testemunhos de homenagem que lhe foram feitos, constatei que foi um professor e ser humano notável, inteligente e simples muito apreciado por toda a comunidade.
Obrigada pelo seu comentário