Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda-ESTGA comemorou, no passado dia 6 de outubro, 20 anos.
“ O Ensino Superior, em Portugal, atravessa um momento ímpar de consolidação (..) caracterizada por um ambicioso programa de expansão e por uma opção pela diversificação em duas vias para a sua concretização – o Ensino Superior Politécnico e o Ensino Superior Universitário(…).
A experiência que a concretização de um projecto de universidade nesta região nos deu, concedeu-nos um conhecimento profundo da realidade a que esta escola nova, aqui em Águeda, tem que responder.
Compete-lhe fundamentalmente escolher cursos, seleccionar currículos e desenvolver processos de formação que tenham em conta a natureza politécnica da Escola. (…) proporcionando sólida formação de base e cuidada preparação técnica e profissional que habilite os diplomados a responder às necessidades concretas e especificas do tecido empresarial desta Região e do País.
Criar uma Escola de ensino superior pode parecer coisa fácil, que se traduz no ato simples de assinar e publicar decreto ou lei. (…) Seremos agora tentados a admitir que ultrapassada essa barreira temos aí a Escola (…). Posso afirmar, por experiência vivida, que o mais difícil começa hoje. Não podemos, pois, dispensar a cooperação de ninguém.
[Palavras do Professor Júlio Pedrosa, enquanto Reitor da Universidade, na] abertura do ano académico na ESTGA, a 6 de Outubro de 1997 In Pedrosa, Júlio – 1945- Construir o presente e antecipar o futuro / Júlio Pedrosa. – Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010, pp 164-165.
No passado dia 6 de Outubro a ESTGA, comemorou 20 anos de atividade continuando a centrar a sua prática pedagógica no aluno, seguindo uma estratégia de clara aproximação à comunidade envolvente.
Do programa das comemorações fez parte a apresentação do livro “Estga – 20 anos” que traça o percurso da Escola.
Mais informações do evento na página Facebook da ESTGA – Universidade de Aveiro