1.ª Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos – CIGIA

CIGIA

A conferência, com organização da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com o apoio do Município de Albergaria e do Arquivo local, reuniu durante 3 dias, em Albergaria na 1ª Conferência Internacional de Gestão da Informação e Arquivos, especialistas  da área da informação e arquivo, oriundos de vários países.

Um dos assuntos mais relevantes da conferência foi a demonstração das potencialidades do software open source Acess to Memory (AtoM), já utilizado no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha.

Sem menosprezar as restantes apresentações, salientamos as apresentações de Jordi Serra Serra sobre gestão documental; Sara Alain acerca do AtoM e Archivematica e Dunia Llaves Padrón, cuja conferência nos levou para a temática da interoperabilidade semântica.

As comunicações, apresentações de projetos, workshops e conferências  apresentados debateram assuntos diversificados, que vão desde a preservação, gestão e proteção de dados a estudos de caso, entre outros.

Destacamos igualmente o programa cultural da conferência, que presenteou os participantes na sexta feira, após o encerramento dos trabalhos, com um jantar seguido de um espetáculo de Maria João e João Farinha, no Cineteatro Alba. Neste concerto, Maria João e João farinha regressam à sua essência musical, um piano uma voz.

No dia 4 de novembro, após o almoço, o Município proporcionou uma visita cultural ao património natural e histórico de Albergaria-a-Velha, nomeadamente às Mamoas do Taco e aos Moinhos de Ribeira de Fráguas, terminado com a degustação de algumas variedades de pão.

Estão de parabéns todos os que tornaram possível o CIGIA, nomeadamente a BAD, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e todos os oradores!

CIGIA – Apresentações

Programa Cultural – CIGIA – visita às Mamoas do Taco e Moinhos de Ribeira de Fráguas

Esta entrada foi publicada em Arquivo, DGLAB, Profissionais da Informação com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.