“Descoberta do Mês” – Janeiro 2013

«Muito antes da entrada em funções da Comissão Instaladora da Universidade de Aveiro (em 15 de Dezembro de 1973), as negociações entre o Ministério da Educação (através da Direcção-Geral do ensino Superior) e os CTT (através da respectiva Administração) culminaram num acordo pelo qual, os segundos cederiam, temporariamente, ao Ministério
da Educação Nacional dois edifícios para instalação provisória da UA (…), mediante condições que constam da acta-resumo da reunião realizada no gabinete do Ministro da Educação Nacional.

Neste documento ficou claro que o Ministério da Educação Nacional utilizaria, transitoriamente, para funcionamento do 1.º ano, os edifícios dos CTT (…). Em contrapartida, o primeiro ano do curso de bacharelato em Telecomunicações e Electrónica absorveria os alunos do CET, Centro de Estudos e Telecomunicações, pertença dos CTT.

Bloco Escolar

Fotografia do Bloco Escolar

Desde então, o futuro da localização espacial da Universidade desenvolveu-se em duas direcções. Uma teria como base o aproveitamento temporário das infraestruturas cedidas pelos CTT. A outra procuraria determinar uma área ampla e definitiva de localização da UA. (…)

Em 1974/75 a Universidade começou a funcionar com os primeiros  46 alunos do curso de Electrónica e Comunicações, em um dos edifícios dos CTT (área aproximada de 2400 m 2), já então construído e planeado para efeitos escolares.»

AMORIM, Inês  –  História da Universidade de Aveiro: a construção da memória : 1973-2000. Aveiro: Universidade, 2001. p. 28.

Bloco EscolarI2 Bloco EscolarI3

Bloco EscolarI4 Bloco EscolarI5

Plantas do Bloco Escolar – Distribuição dos espaços em 1975/76
Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.