Bundy on tap

Bundanoon… O nome não vos deve dizer nada… É uma pequena vila algures na Austrália que chamou a si a atenção do mundo ao tornar-se na primeira localidade a interditar a venda de água engarrafada… Este assunto é interessante sobre múltiplos pontos de vista… Vou abordar muito rapidamente dois… Águas são um tema que me fascina. Acho incrível como se consegue vender de tantas formas diferentes, e hoje em determinadas situações com um enorme valor acrescentado, um produto que está ao alcance de todos (pelo menos no mundo ocidental, onde o consumo de água engarrafada tem expressão) com qualidade adequada, bastando abrir uma torneira… O número de marcas, tipos e formas de vender água engarrafada é um hino à capacidade criativa do homem… Até recentemente o consumo de água engarrafada vinha conhecendo um crescimento muito interessante mas tem estado sobre ataque nos últimos anos por causa do seu impacto negativo no ambiente… Daí que as garrafas reutilizáveis para água, em alumínio ou aço, tenham vindo a encontrar um enorme acolhimento no mercado internacional… A Sigg é uma das empresas que agarrou bem esta tendência e está já presente no mercado português… Creio que nos próximos anos a tendência para a utilização de garrafas reutilizáveis deverá crescer, até por contaminação de comportamentos a partir dos EUA onde se está a tornar muito popular… Daqui até a um comportamento colectivo como o de Bundanoon vai um pequeno passo, cada vez menos difícil de dar atendendo às proibições por motivações ambientais ou de saúde que temos visto no mundo nos últimos anos…

Um outro aspecto desta história tem a ver com a capacidade que o consumidor hoje tem, com os meios de comunicação que estão ao seu alcance, para influenciar o comportamento dos outros consumidores e das próprias empresas. O monólogo do marketing está-se a transformar num diálogo em que frequentemente o mais fraco consegue impor o seu ponto de vista… A coragem da acção de uma pequena vila australiana face à Coca-Cola e o impacto internacional que teve o seu gesto são um exemplo marcante e que merece ser seguido com atenção…

Relembrem-se que o importante para quem desenvolve produtos não é estar ou não de acordo com as tendências sociais  mas perceber como é que elas afectam os seus negócios… E normalmente cada vez que se desaparece o interesse por um produto abrem-se outras oportunidades de negócio…