LIPDUB@UQAM

Foi a recepção desta mensagem de um dos leitores, e que transcrevo abaixo, que motivou este tópico do Marketing Viral…

LipDub é um tipo de vídeo que combina o movimento dos lábios com o som da música, dando origem ao chamado videoclip. O que este vídeo tem de interessante é a forma como conseguiu coordenar mais de 150 jovens num ‘take’ seguido, sem paragens na filmagem durante cerca de 5 min. Note-se o rigor com que a representação acompanha a música e a própria letra, todos os pormenores tidos em conta… e tudo isto realizado em 2 horas e 15 minutos!

É, sem dúvida, uma ideia inovadora que tem surgido nos últimos tempos, e que tende a ser adoptada por associações e universidades, como forma de divulgação. E porque não empresas? Senão veja-se o impacto que este “I Gotta a Feelling”, da Université du Québec à Montréal (UQAM), tem tido em todo o mundo. Quantas pessoas conheciam e conhecem agora esta universidade? Quais serão as perspectivas futuras para a própria universidade? Só no YouTube, este vídeo tem actualmente mais de 4,2 milhões de visualizações (sem contar com outros sites e blogs que o disponibilizam), um valor muito acima da grande maioria de outros vídeos LipDub que rondam os 300-700 mil. Obviamente que a música, considerada por muitos a música do ano 2009, tem o seu impacto. Mérito para a escolha!

O que dizer então ao sucesso do vídeo, à divulgação do nome da Universidade, da própria música, e até do LipDub?

Veremos de que forma escolas, associações e até empresas adoptarão este conceito num futuro próximo.