Category Archives: Marketing

CR7 e a Pepsi: Previsões de Lindstrom take 2

Não vou dar notícia que a esta hora todos conhecem já as imagens infames da campanha da Pepsi tendo como protagonista o CR7… Relembremos…

Vale a pena menciona-las aqui pelo exemplo paradigmático de uma campanha que acaba por se virar contra o anunciante. Não deixarei de usar este exemplo nas minhas aulas ao longo dos próximos anos junto com a da campanha da Cacharel. É uma das previsões sobre o futuro do marketing de Martin Lindstrom “Predicts that a consumer backlash will happen against brands that are pushing too hard and being unethical.” Díficil encontrar melhor exemplo do que esta campanha da Pepsi…

O fim do Pão de Forma

Tranquilizem-se os apaixonados pelas torradas (com ou sem côdea) com manteiga a derreter, falamos do velhinho VW, em produção desde 1950. A última unidade sairá da fábrica da VW no Brasil no final deste ano. O desaparecimento de um produto de sucesso e de culto, que marcou gerações, deixa-nos sempremais pobres. Resta esperar que as existentes continuem a rolar pelas nossas estradas por muito tempo…  E que como aconteceu com o Carocha, mini, ou Fiat 500 e que um dia a VW se resolva a presentear-nos com a versão sec XXI deste clássico… Fiquem com o anúncio de deslançamento…

 

Pakistan – Cola – Índia

Há coisas no mundo do marketing e das marcas que pela sua qualidade nos fazem querer partilha-las. Este vídeo sobre uma campanha da Coca Cola que visa aproximar os vizinhos/irmãos desavindos Índia e Paquistão é demasiado boa para a ignorar… Comentários para quê?… Era suposto as multinacionais só quererem multiplicar lucros, certo? Mas é isto incompatível com a promoção de valores? Ou são estes diminuídos pela associação à marca? Gostei… E agora só posso desejar uma campanha destas para ligar Berlim e Lisboa…

Perfume de… pizza

Quem não gosta do aroma do pão quente ou de uma pizza a sair do forno?… Mas quem se lembraria de transformar esses aromas num perfume?… A Pizza Hut lembrou-se… Pode não ser um sucesso de vendas como perfume mas o carácter lúdico do produto constitui uma interessante campanha de marketing para a marca…

 

PS E no entanto como ambientador para determinados ambientes poderia ser um sucesso…

Portugal Foods em Abu Dhabi

Depois de aqui ter elogiado a indústria do calçado é a vez da alimentar. A Portugal Foods é a marca através da qual o sector agro-alimentar protuguês se promove internacionalmente. É sempre bom ver sectores industriais a trabalhar em conjunto para ganhar dimensão, massa crítica e chegar mais longe. Aparentemente a participação na SIAL 2012 foi um grande sucesso.  Notem na reportagem o sucesso que um produto improvável (azeite com láminas de ouro) e já aqui discutido fez num mercado peculiar como o árabe…

Obsolência programada

Antigamente havia quem reparasse eletrodomésticos… E os eletrodomésticos eram reparáveis… Hoje não. São desenhados para que não possam ser abertos sem se danificarem, e assim, mesmo que a reparação seja simples, no final temos apenas um monte de cacos na mesa. Quando a minha torradeira Philips avariou, simplesmente porque a alavanca de baixar o pão se soltou, e a tentei abrir foi isto que aconteceu… Mas recentemente tive uma experiência mais surreal, a chaleira que usava para aquecer água deixou de funcionar… Tentei abri-la com idêntico resultado, mas eu gosto de ver como as coisas funcionam, e como são feitas… Abri-a, e para minha surpresa o problema era simplesmente uma peça de plástico que era dobrada de cada vez que eu acionava o interruptor da chaleira. Graças à fadiga de materiais era fácil de prever que se partiria ao fim de um determinado número de utilizações… Mau desenho? Ou algo pior… Até seria fácil de reparar se fosse possível colocar a chaleira de novo numa peça só… Mas claramente ela não tinha sido desenhada para isso… Até que há dias me falaram de obsolência programada e as coisas começaram a fazer sentido… Ou deixaram de o fazer de todo, depende do ponto de vista… Mesmo aqueles de nós que se afeiçoam às coisas e cuidam delas estão condenados a ter que as substituir regularmente, as coisas não são feitas para durar mas sim para Comprar, Tirar, Comprar… Este é o título de um magnífico documentário de Cosima Dannoritzer que nos conta como as coisas são desenhadas para ter um curto tempo de vida e serem rapidamente substituídas… Chocante? Bem vindos à sociedade do desperdício… Vejam e tirem as vossas conclusões… É longo mas vale a pena… Sobretudo agora que abriu a época de caça ao consumidor natalício…

É possível que por problemas com copyright o vídeo não fique muito tempo no youtube, mas podem ver o original e aprender mais sobre o assunto aqui

 

Flying Middle Earth Airlines is fun

Quem tem paciência para no início de um voo ver, uma vez mais, aqueles estafados vídeos de instruções de segurança? Pois para mudar o comportamento das pessoas face a tarefas aborrecidas nada melhor que um bocadinho de diversão (fun)… Foi o que fez a Air New Zealand com este magnífico vídeo… Garanto que não vão tirar os olhos dele até ao final…  Mesmo a propósito para esta época em que, de acordo com a mitologia celta, as criaturas das trevas e de outros universos andam por aí à solta… Divirtam-se (Have FUN!)!…

PS Claro que este é mais um video viral que também visa promover a companhia aérea…

Os Joneses outra vez

Uma pequena notícia no Expresso desta semana trouxe-me de volta ao assunto do marketing viral feito pelos nossos conhecidos como descrito nos Joneses ou nos Morgensons… Aparentemente algumas estrelas ganham muito dinheiro por meterem referencias a produtos nas suas mensagens do Twitter. Futebolistas como David Villa ou Puyol cobram entre 3 e 20 mil euros por mensagem ou campanha. Recentemente o “The New York Magazine” revelou que a atriz Kim Kardashian ganha 7600 euros por mensagem com publicidade e o rapper Snoop Doggg cerca de 6000… São apenas a ponta do iceberg… Se quando viram os Joneses aquilo parecia muito forçado talvez esteja na hora de reverem a vossa opinião… Se não viram, o melhor é verem para perceber o mundo que vos rodeia…

The Morgensons

Quando há uns dois anos atrás falei aqui de “The Joneses“, a ideia de que uma família de vizinhos nossos poderiam ser uma ferramenta de marketing parecia demasiado rebuscada, do domínio da ficção… Martin Lindstrom resolveu por a ideia à prova e conta os resultados no seu livro Brandwashed. Os resultados são fascinantes, e assustadores. A realidade, como de costume ultrapassa a ficção. Recomendo de novo ver o filme, e ler o livro… Por esta ordem… Brandwashed está publicado em português pela Gestão Plus.

Lindstrom “Predicts that the next thing won’t be online social media – but offline social media. That real families in the future will receive a monthly check to promote brands to friends and family members (often without their knowledge.)”. Vale a pena pensar nisto face ao sucesso das previsões anteriores do autor…

Fiquem com o trailer da experiência que Martin Lindstrom levou a cabo. Os Morgensons…

Morgensons from Juice Group on Vimeo.

Previsões de Lindstrom

Nas suas previsões sobre o futuro do marketing Martin Lidstrom “Predicts that a consumer backlash will happen against brands that are pushing too hard and being unethical.” Díficil encontrar melhor exemplo para esta previsão do que a reação à campanha da Cacharel “À procura de Diana”. Podem ver a notícia no Público de hoje se ainda não conhecem. Podem também juntar-se ao protesto aqui.