Category Archives: Bebidas

The Gin Box e o Time to Market

Os cocktails de gin foram a febre deste Verão… Moda ou tendência? Não saberia dizer… Pareceu-me uma moda mas os próximos meses e o próximo Verão o dirão… Se for uma tendência esta caixa que a The Gin Box lançou no mercado é um conceito bem pensado e terá tudo para ser um sucesso neste Natal e nos tempos mais próximos… Podem descobrir mais no facebook ou na loja online… Se for apenas uma moda pode tornar-se um bom exemplo de como o Time to Market é importante e como chegar ao mercado no final do Verão pode ser tarde demais… A seguir com atenção este e outros produtos que eles venham a lançar porque este criador parece ser atento, imaginativo e gostar de qualidade… Fiquem com a imagem em preto (também disponível em branco)…

Bubleology

De regresso de férias uma rápida passagem de uma horas por Londres que não podia deixar de ser aproveitada para ver as novidades… Travel bags com embalagens de menos de 100 mL já não o são mas chegou já aos produtos de segmento alto

Os bubble tea também não são uma novidade. Misturando chá com bolas de tapioca têm um aspeto, textura e sabor muito populares. Apareceram em Taiwan nos 80’s, continuam muito populares no oriente, tendo-se entretanto espalhado pelo mundo.

Mas a Bubbleology é uma  nova cadeia particularmente interessante pela forma como assume a química como uma imagem de marca.

Notem a montra do bar. Da foto não se percebe imediatamente do que se trata.

A química tem andado arredada das preferências do grande público. Tornou-se adjetivo para qualificar coisas de má qualidade por contraponto ao natural. O natural é uma das grandes tendências atuais na alimentação, mas a Bubbleology parece estar a presentir uma mudança de paradigma (e a contribuir para ele). Toda a decoração é feita com material de vidro de laboratório  e o seu interior parece um laboratório.

Mas a surpresa não ficaria por aqui. Um dos sucessos em cena era

Parece que a sociedade se está a reconciliar com a ciência…

Café e Coreia

Patent applications for coffee-related products surge

SEOUL, Oct. 2 (Yonhap) — The number of new applications submitted to the country’s copyright agency for coffee-related products and brands surged in 2012 from four years earlier, data showed Wednesday.

Around 1,100 coffee-related trademark applications were filed in 2012, rising sharply from an annual figure of 300 cases tallied in 2008, according to the Korean Intellectual Property Office.

Esya foi a notícia que li num jornal económico coreano de regresso à Europa. Mas bastava olhar para os expositores para perceber como as bebidas à base de café inundaram o mercado. Vejam as fotos abaixo.

Mas olhar para os expositores de um país estrangeiro é muito interessante de variadas formas e descobrem-se surpresas… Vejam o interesse dos coreanos em bebidas energéticas (de novo a cafeína) e em particular o Guaraná… Este V tem 30% mais cafeína que um Red Bull…

E a venda de suplementos alimentares como bebidas

E em particular o Gurosan Coreano ( com o sugestivo nome de Dawn…)

Pakistan – Cola – Índia

Há coisas no mundo do marketing e das marcas que pela sua qualidade nos fazem querer partilha-las. Este vídeo sobre uma campanha da Coca Cola que visa aproximar os vizinhos/irmãos desavindos Índia e Paquistão é demasiado boa para a ignorar… Comentários para quê?… Era suposto as multinacionais só quererem multiplicar lucros, certo? Mas é isto incompatível com a promoção de valores? Ou são estes diminuídos pela associação à marca? Gostei… E agora só posso desejar uma campanha destas para ligar Berlim e Lisboa…

Compal Local

Uma das grandes tendências nos produtos alimentares é o local… A crise é naturalmente outra (essa ainda mais local)… Jogando com esse tema a Compal acaba de lançar o Compal família, uma série de néctares baseados em fruta portuguesa “Toda a fruta escolhida para fazer este néctar é nascida e criada em Portugal: As Maçãs vêm das Beiras, As Pêras Rocha e os Morangos da Região Oeste, Os Pêssegos vêm da Cova da Beira”. Todos  fortemente baseados no sumo de maçã para minimizar custos. Os sabores disponíveis são Pêra Rocha com Maçã; Pêssego com Maçã e Frutas do Pomar Português. A sabor é agradável surpreendendo o baixo teor de açucar dos néctares.

 

Ainda jogando no local, que como devem perceber é uma tendencia forte nestas épocas conturbadas em que as marcas estão a apostar muito forte, a Compal lançou também o Nectar Laranja do Algarve.

 

Inovação alimentar

Chegou-me por mail uma chamada de atenção para esta interessante reportagem da RTP no programa O Nosso Tempo. Entre os 10′ e os 20′ podem assistir a um conjunto de peças sobre a inovação em grandes empresas como a Compal (de onde vêm as ideias para os novos sabores de sumos?) e Néstle, ou pequenas empresas pouco conhecidas como a b.muu que faz concept burger ou a ELLG gourmet.  É só seguir o link. Vale a pena gastar estes 10 minutos a descobrir um pouco mais sobre a inovação na indústria alimentar e de como inovar pode ser tão divertido e custar tão pouco… Atrevam-se… E já agora ficam com links para estas empresas mencionadas no vídeo caso queiram descobrir mais sobre elas…

SunLover

Com a chegada do outono fica este produto em homenagem ao Verão que finda… Não sei se deram por ele, ou se fui eu, distraído com estas coisas, que só me apercebi dele no final do Verão… Mas aqui fica a primeira bebida de nutricosmética para o grande público (encontrei-a à venda numa grande superfície…) no mercado português… SunLover, “A PRIMEIRA BEBIDA NUTRICOSMÉTICA DO MUNDO QUE POTENCIA E PROLONGA O BRONZEADO.” Há dois anos atrás já tinha abordado estes produtos que então apareciam sob o nome de aliméticos (ver aqui e aqui) mas eram produtos de nicho e não de grande público… Alguém experimentou que queira partilhar connosco a experiência?

 

 

A new product is born…

Este tem um gosto muito especial porque foi criado por um ex-aluno meu, autor de alguns dos posts deste blog… E se os alunos são uma espécie de filhos este produto é como um neto… São coisas destas que nos fazem acreditar que vale a pena… O produto mesmo ainda não tive a oportunidade de provar… Se vier a acontecer terão notícias…