“Descoberta do Mês” – Janeiro 2014

1973: o ano do nascimento das Bibliotecas das Universidades Novas e da BAD

«O que é uma biblioteca geral de universidade? Ou o que deverá ser? Como conseguir que o seja? Que papel lhe está reservado? Que distância medeia entre a concepção ideal de uma biblioteca geral e a realidade concreta das que conhecemos? Estas e muitas outras questões podem pôr-se quando surge a oportunidade de criar a partir de zero uma biblioteca deste tipo, e a sua importância ganha mais relevo quando se trata de uma universidade nova – importância que advém sobretudo de um conceito de universidade como instituição renovada nas ideias, nas estruturas, nas pessoas, nos objectivos, e não apenas de universidade que é nova só porque é mais recente do que as outras. (…) A criação das universidades novas portuguesas, em 1973, marcou uma posição perfeitamente actualizada nesta matéria, possibilitando implantar nelas um órgão até então inédito entre nós: os Serviços de Documentação. E, embora o Decreto-lei 402/73 não seja tão explícito seria conveniente, o mínimo que poderemos dizer é que ele criou uma situação susceptível de conduzir a um estado de coisas totalmente diverso daquele que caracterizava as universidades antigas e que, de tão enraizado, dificilmente se submeteria a modificações estruturais sensíveis.»

Calado, Adelino Amálio de Almeida – Perspectivas para a Biblioteca Geral da Universidade de Aveiro. 1980,pp. 1 e 6.

«Dez anos depois do aparecimento de Cadernos e mercê em grande parte do impulso gerado pela sua campanha de dignificação da classe, é criada em Lisboa, a Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas… Com a criação da BAD termina, por assim dizer, a fase heróica da luta mantida até aí apenas pelos Cadernos».

Maria da Graça Pericão et al. “Cadernos Bibl. Arq. Doc.” Lisboa, 1, 1983.

Encontro BAD1 Encontro BAD2  Encontro BAD3AEncontro BAD3B

Encontro BAD4A Encontro BAD4B  Encontro BAD5A Encontro BAD5B

Programa do VI Encontro BAD
Organização UA Março de 1978
Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.

1 Response to “Descoberta do Mês” – Janeiro 2014

1. Pingback: Veiga Simão (1929-2014): o Precursor das Universidades Novas criadas nos anos 70 | LEME – Legado da Memória