“Descoberta do Mês” – Fevereiro 2014

1978: As Bases do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Aveiro

«Deixemos agora o âmbito genérico (…) para nos determos no esquema que procurámos definir e concretizar na Universidade de Aveiro. Depois veremos então o que nesse plano se espera que seja a sua Biblioteca Geral.

A situação a que nos referimos está definida formalmente em dois textos fundamentais de carácter legislativo interno: as Bases do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Aveiro, texto aprovado pelo Reitor por despacho de 6 de Setembro de 1978; e o Regulamento Interno dos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro, que, no momento (…), está concluído para apreciação e aprovação pelo Reitor.

Bases Sistema Bibliotecas UA1 Bases Sistema Bibliotecas UA2 Bases Sistema Bibliotecas UA3 Bases Sistema Bibliotecas UA4

Bases Sistema Bibliotecas UA5 Bases Sistema Bibliotecas UA6 Bases Sistema Bibliotecas UA7 Bases Sistema Bibliotecas UA8

Documento sobre as Bases do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Aveiro – 6 de Setembro de 1978

(…) Uma biblioteca geral de universidade é um “ser” complexo, gizado para dar resposta a uma número elevado de quesitos, e precisa de ser preparada para dá-la.

Por uma questão de sistematização vamos considerar que os aspectos a encarar na Biblioteca Geral são fundamentalmente de dois tipos:

– por um lado, os de natureza funcional, em que poderemos englobar as questões relativas a fundos bibliográficos, funcionamento de serviços, utilização e relações com o exterior;

– por outro lado, os que estão ligados à sua estrutura física, como os de implantação, distribuição de espaço e construção.»

Calado, Adelino Amálio de Almeida – Perspectivas para a Biblioteca Geral da Universidade de Aveiro. 1980,pp. 15 e 18.

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.