“Descoberta do Mês” – Abril 2014

1978: a leitura de presença na Biblioteca da UA – Parte 2

«A utilização da Biblioteca Geral pode considerar-se circunscrita a três actividades complementares entre si mas suficientemente diferenciadas  para justificar a criação de condições adequadas  a cada uma delas: leitura, estudo e investigação. Naturalmente consideramos  da maior importância  que todas estas actividades se processem no interior da biblioteca, e  isso é determinante de aspetos fundamentais no seu planeamento físico, atuando sobre as superfícies, sobre a distribuição  dos compartimentos e ainda sobre o arranjo interno destes. (…)

Pretende-se mesmo que os utilizadores não façam esta leitura apenas para ocorrer a preparação dos seus trabalhos escolares, mas também para satisfazer os seus interesses complementares, a que uma universidade deve sempre prestar muita atenção pelo papel que desempenham na tão falada formação integral.

Na eficiência da leitura, e com um carácter pedagógico que está a ser cada vez mais amplamente reconhecido, a parte mais importante cabe a disponibilidade dos fundos em acesso livre

Calado, Adelino Amálio de Almeida – Perspectivas para a Biblioteca Geral da Universidade de Aveiro. 1980,pp. 34.

Leitura de Presença 1978-1  Leitura de Presença 1978-2

Regulamento da leitura de presença da Biblioteca da UA – Maio de 1978

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.