1º Reitor, eleito da Universidade de Aveiro

Decorria o ano de 1986, quando a Academia vivência um fase de mudança significativa na sua estrutura orgânica. Pela primeira vez o mais alto cargo institucional é ocupado não por nomeação mas por eleição.

A 6 de Dezembro de 1986 toma posse,cumprindo dois mandatos desde 1986 a 1994, o Professor Joaquim Renato Araújo.

1º Reitor eleito da UA- Prof. Renato Araújo: Fundo Universidade de Aveiro

“Tomo, (…) a liberdade de me dirigir a V. Exa. para saudar na sua pessoa os membros do Conselho Universitário e a Comunidade (…). Foi pela escolha livre desta Comunidade que se tornou possível a realização deste ato.”

Já desde esta altura que a Universidade se mostrava como uma Academia dinâmica e com vontade de trabalhar e colaborar com a região.

” (…) a Universidade procurará encontrar formas de colaboração estreita que abram caminho à resolução dos problemas postos pelo desenvolvimento regional. Contribuir em diálogo com a autarquia e outras instituições para um melhor relacionamento será um dos objectivos a prosseguir.”

Vislumbravam-se momentos de grande trabalho mas igualmente de grandes conquistas, tratando-se de uma construção exigente e permanente.

“A Universidade constrói-se com todos, salvo os que se auto-excluam por não dedicação nem lealdade à Instituição. “

palavras proferidas pelo prof. Renato Araújo no seu discurso de tomada de posse a 6 de Dezembro de 1986

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.