Gestão Documental – Desafios para a Administração Pública

Worksop eSPap Lab - Afragide - Gestão Documental

Workshop eSPap Lab – Gestão Documental – Desafios para a Administração Pública -https://www.espap.pt

No passado dia 10 de Julho, no auditório do LNEG em Alfragide, a equipa de Gestão Documental da Universidade de Aveiro participou no workshop temático do eSPap Lab Gestão Documental – Desafios para a Administração Pública.

Jaime Quesado, Presidente do eSPap, realizou a apresentação e enquadramento do Workshop, cujo tema principal foi a Gestão Documental (GD) na Administração Pública.

A sessão iniciou com a apresentação de Peter Haunold (Fabasoft) que nos apresentou desafios, soluções e casos de sucesso na Aústria, ao nível da GD. O Ministério das Finanças Espanhol, representado por Miguel Amutio, partilhou a sua experiência e o trabalho normativo  da política de  GD realizado e aplicado em Espanha.

Ao longo da sessão foram apresentadas algumas experiências nacionais, nomeadamente do eSPap (Zaida Chora), Administração Central do Sistema de Saúde (Sandra Costa), Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (José Felício), cujos temas variaram entre a visão e os objetivos para a GD, projetos de desmaterialização de processos de negócio, gestão de processos legislativos e de expediente, entre outros.

O debate, com que se concluiu o workshop, foi um espaço aberto a questões e partilha de experiências, servindo essencialmente para refletir sobre a necessidade de criar/utilizar normas de classificação que permitam a interoperabilidade semântica dos documentos entre os vários organismos e a existência de normas legais, com objetivos, regras e prazos de implementação definidos.

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.