Os Serviços Académicos exercem as suas funções nos domínios da gestão administrativa e académica dos processos dos estudantes, desde a fase da sua inscrição e matrícula até à finalização dos estudos, prestando igualmente todo o apoio na sua inserção profissional .
Os Serviços Técnicos têm como missão promover o desenvolvimento do espaço físico da Universidade, edifícios, espaços exteriores e infraestruturas, a higiene e a segurança exterior do Campus.
A Biblioteca da Universidade tem como missão adquirir, tratar, tornar acessíveis e difundir a informação, enriquecer, conservar e preservar as colecções bibliográficas contribuindo para a criação, preservação e partilha do conhecimento com vista ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem da investigação, da formação profissional e social da comunidade académica, bem como para um melhor conhecimento e promoção da instituição.
Apesar dos estatutos da Academia terem sido publicados pelo Despacho normativo 52/89, o relatório sumário da UA relativo a 1974 já previa a estruturação e lançamento dos serviços Académicos, Técnicos e de Documentação, como serviços universitários de apoio.
Em Janeiro de 1975 as atribuições dos Serviços Académicos, Técnicos e de Documentação eram os referidos na Ordem de Serviço nº 7-R/75 de 9 de Janeiro de 1975.