Aconteceu na UA – Março de 2016

Maria de Lourdes Pintassilgo (1930-2004): a primeira e a única mulher chefe de Governo em Portugal

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, divulgamos imagens, acompanhadas de uma resenha biográfica, do momento em que Maria de Lourdes Pintassilgo fez apresentação, no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, do seu livro Cuidar o futuro: um programa radical para viver melhor. A apresentação realizou-se a 29 de Abril de 1998 e contou com a presença  do Prof. Júlio Pedrosa, Reitor da Universidade de Aveiro, e do Prof. Eugénio Lisboa.

Apresentação do Livro de Maria de Lourdes Pintassilgo
Grande Plano de Maria de Lourdes Pintassilgo - 1998 - Fundo Arquivo UA
« de 2 »

Biografia

Engenheira química, dinamizadora da missão católica, estadista empenhada, primeira-ministra portuguesa, Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintassilgo, nasceu em São João, em Abrantes a 18 de janeiro de 1930. Veio para Lisboa, com a sua família, e aí realizou a instrução primária numa escola particular – o Colégio Garrett. Em 1940, Maria de Lourdes Pintassilgo ingressou no Liceu D. Filipa de Lencastre. E em 1947 terminou o curso secundário como melhor aluna, conquistando o Prémio Nacional por dois anos sucessivos. Licenciou-se com 23 anos em Engenharia Químico-Industrial no Instituto Superior Técnico de Lisboa (1953), numa época em que poucas mulheres enveredavam pela área da engenharia.

Iniciou a sua carreira profissional, em Setembro de 1953, como investigadora na Junta de Energia Nuclear. O exercício da sua actividade profissional não afectou o seu percurso cristão, pois entre 1952 e 1956, presidiu à Juventude Universitária Católica Feminina. O seu ideal religioso foi igualmente indissociável dos seus empenhamentos sociais e sua aspiração política. Em 1969 e 1971, aceitou o convite para representar Portugal na Organização das Nações Unidas.

Em 1974, foi Secretária de Estado da Segurança Social do Primeiro Governo Provisório, acabando por ser escolhida, em 1979, para Primeiro-Ministro do V Governo Constitucional pelo Presidente da República António Ramalho Eanes, cargo que exerceu por uma centena de dias – 1 de Agosto de 1979 a 3 de Janeiro de 1980.

No final da década de setenta era uma intelectual católica legitimada, em Portugal e no estrangeiro, com um percurso político admirável.

Em 1985, Maria de Lourdes Pintassilgo candidatou-se à Presidência da República, sendo vencida na primeira volta das eleições.

Após esta experiência dedicou-se maioritariamente à reflexão política (sem qualquer filiação partidária) e à intervenção em movimentos católicos. Foi presidente da Comissão Internacional para a População e Qualidade de Vida.

Foi primeira mulher agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a 9 de Abril de 1981. Foi também condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a 9 de Junho de 1994, e com a Medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, a 13 de Novembro de 1997.

Faleceu a 10 de julho de 2004, em Lisboa, deixando publicadas obras várias, desde livros, ensaios, conferências, prefácios, além de inúmeros artigos em periódicos. Das temáticas abordadas destacam-se a participação das mulheres na qualidade de vida, na cultura e na política, a modernização da teoria e prática políticas, a espiritualidade e o compromisso cristãos dos quais se destacam as seguintes publicações: Sulcos do Nosso Querer Comum (1980), Imaginar a Igreja (1980); Os Novos Feminismos: Interrogação para Cristãos (1981); O Graal, um movimento do nosso tempo 1984); As minhas respostas (1985); As dimensões da mudança (1985) e  Cuidar o futuro: um programa radical para viver melhor (1998).

Bibliografia:

Biografia – Maria de Lourdes Pintassilgo [Em linha]. [Consult. 10 de Março 2016]. Disponível em> URL: http://www.arquivopintasilgo.pt/arquivopintasilgo/Site/Categoria2.aspx?cat=33

Infopedia – Maria de Lourdes Pintassilgo [Em linha]. [Consult. 10 de Março 2016]. Disponível em> URL: http://www.infopedia.pt/$maria-de-lourdes-pintasilgo

Esta entrada foi publicada em Arquivo, Repositório, Universidade de Aveiro com as tags . ligação permanente.