Bolsas Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados

O American Corner da Universidade de Aveiro vem informar que se encontram abertas candidaturas para Bolsas Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados, para lecionar e/ou realizar trabalhos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA – ano letivo 2018/2019. As candidaturas estão abertas até 31 de outubro de 2017.

Áreas de estudo
– Todas as áreas.

– Doutoramento já concluído no momento do concurso à bolsa.
– Bons conhecimentos de Inglês.
– Prova de concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana.

Processo de selecção:
– Apreciação curricular e do projeto.
– Entrevista.

– De 3 a 12 meses. A bolsa não poderá ter início antes de Agosto de 2018.

Benefícios
– Financiamento até $12,000 (doze mil dólares), dependendo da duração da estadia.
– Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Council for International Exchange of Scholars.
– Emissão dos documentos necessários ao visto J-1.
– Isenção do pagamento do visto.
– Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.
– Orientação antes da partida para os EUA.
– Oportunidades de participação em seminários e outras atividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
– Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright

Condições de elegibilidade
– Só são considerados elegíveis os candidatos que possuam nacionalidade portuguesa; não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso; não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana; não possuam autorização de residência (green card) nos EUA; não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.

O concurso decorre entre 1 e 31 de Outubro de 2017.
As candidaturas são submetidas online (link para o formulário disponível abaixo).
Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:
a) Três cartas de recomendação  (Letters of Reference).
b) Cópia dos certificados ou diplomas comprovativos de cada grau académico obtido.
c) Carta de aceitação da instituição norte-americana. O candidato deverá entrar em contacto com a instituição onde pretende realizar o seu projeto e obter uma carta de aceitação, que especifique as datas de início e de fim de estadia e eventuais custos e benefícios envolvidos.
d) Regulamento da bolsa assinado e rubricado pelo candidato.
e) Os candidatos poderão, ainda, submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portfolios ou outros documentos que considerem relevantes.

Esta informação não dispensa a leitura do Regulamento das Bolsas Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados e das Instruções de Candidatura, disponíveis para download em http://www.fulbright.pt/articles/category/bolsa-fulbright-para-professores-e-investigadores-doutorados.

Todos os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por email para plemos@fulbright.pt.

Links de interesse:http://www.fulbright.pt/ https://educationusa.state.gov/