Domingos Capela visita a exposição “Uma história de caixas”

Eng.º Domingos Capela

Encontra-se em exposição na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, até ao final do mês de março, uma coleção de guarda-jóias em madeira, desenhados e criados pelo violineiro Eng.º Joaquim Domingos Capela e por este doada à Universidade de Aveiro. Joaquim Capela visitou a exposição e falou sobre as peças, da sua história e da relação com a matemática.

A coleção completa de guarda-joias é composta por 81 pequenas caixas em madeira, manufaturadas pelo violeiro Eng.º Joaquim Domingos Capela e por este doada à Universidade de Aveiro, em dezembro de 2013, juntamente com a coleção de instrumentos musicais de sua autoria. Inédita pela diversidade e harmonia das formas e pelo cromatismo das decorações, nela o artista utilizou madeiras nobres que se conjugam com outros materiais, como a madrepérola, osso, marfim, vidro e o latão, criando efeitos decorativos muito diversos.

Como referiu o autor durante a sua visita à exposição a decorrer na Biblioteca da ESTGA, o design das caixas foi um desafio à criatividade e, em parte, baseado na matemática e na geometria plana e espacial, como por exemplo, o hiperbolóide, parabolóide e o elipsóide e figuras geométricas (cilindro, esfera, cubo, pirâmide, etc.).

Parte desta coleção pode ser visitada até ao final de março, de 2ª a 6ª, entre as 09h00 e as 20h00.

No catálogo do Museu da UA – http://museu.ua.pt/index.php/Detail/collections/3, estão disponíveis para consulta imagens, medidas e informações técnicas das caixas que pertencem à coleção.