Exposição “Porque na biblioteca não há só livros!”

Depois da pré-abertura aos participantes do UA Open Campus, que decorreu nos dias 22, 23 e 24 de março de 2018, a exposição “Porque na biblioteca não há só livros!” é inaugurada a 3 de abril, na sala Hélène de Beauvoir, pela 16h30. Os SBIDM convidam toda a comunidade a reconstruir o percurso da Biblioteca, na UA.

Desde a origem dos Serviços de Documentação, que remontam à fundação da Universidade de Aveiro, em 1973, muito mudou no campus universitário e no mundo das tecnologias. Numa exposição que desenha uma linha cronológica, propõem-se alguns marcos que ilustram como os atuais Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) usam as Tecnologias de Informação e Comunicação e as tendências tecnológicas para organizar, gerir, preservar e disponibilizar os recursos e conhecimentos. A exposição inclui uma série de objetos tecnológicos do passado que foram preservados nos SBIDM e agora recuperados para serem personagens deste percurso expositivo.

A exposição assume-se como um ponto de partida para, numa visita guiada pelos artefactos e conteúdos propostos, os visitantes poderem partilhar o conhecimento que tem sobre a Biblioteca, os serviços e também sobre o desenvolvimento tecnológico. Assim se poderá construir uma narrativa mais rica desse percurso sobre o património material dos SBIDM, enriquecendo-o com a componente imaterial que os testemunhos e vivências dos utilizadores da comunidade universitária e atuais e antigos colaboradores poderão adicionar. Delineada nos SBIDM esta mostra contou com contributos documentais, materiais e de informação dos trabalhadores que integram estes serviços, e com o apoio do American Corner Media Lab, em termos materiais e da curadoria principal de Tânia Ribeiro.

Esta exposição, que integra o programa de atividades da UA no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, está aberta ao público entre as 10 e as 18 horas, de segunda a sexta feira, até ao dia 22 de abril na sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA.

Mais informação no Jornal Online da UA – http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=54051.