“Os jovens nas eleições europeias: o que nos preocupa?” é tema de debate a 13 de maio

A Universidade de Aveiro promove um debate com cidadãos, a 13 de maio, às 14h00, aberto ao público em geral, cujo tema será “Os jovens nas eleições europeias: o que nos preocupa?”. Este evento terá a presença de Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal e decorrerá no auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria dos Serviços de Ação Social).

Dia da Europa festeja-se a 9 de Maio em toda a União Europeia, para celebrar a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Neste ano é particularmente pertinente a discussão dos interesses dos jovens, uma vez que no dia 26 de maio decorrem as eleições para o Parlamento Europeu.

Os alunos de economia (DEGEIT) e ciências políticas (DCSPT) da Universidade de Aveiro juntam-se à celebração do dia da Europa com a organização de um programa de atividades durante a tarde do dia 13 de maio.

O programa das comemorações inclui uma exposição e um diálogo com cidadãos, aberto ao público em geral. O tema das celebrações será “Os jovens nas eleições europeias: o que nos preocupa?”. Às 14h00 será inaugurada uma exposição de cartazes que resultam de um desafio aos estudantes para responderem à questão acima indicada. A exposição estará patente no espaço E24 durante a semana de 13 a 17 de maio. A partir das 14h15 decorrerá o “Diálogo com os cidadãos”, com a presença de Sofia Colares Alves, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, no auditório Mestre Hélder Castanheira e com transmissão em direto em https://youtu.be/F7ynuSlzky8.

Este evento é uma organização conjunta da responsável da unidade curricular “Economia Europeia” – Marta Ferreira Dias, do Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro, com o apoio do Centro de Informação Europe Direct de Aveiro.