Tiny Lab Talk “Can innovation temper climate change?”

Será a inovação capaz de atenuar as mudanças climáticas? Este vai ser o tema da Tiny Lab Talk que será realizada no dia 04 de julho, às 16h00, no American Corner MediaLab (Biblioteca da UA) e que conta com a presença do professor Ashley Nunes (MIT), de Myriam Lopes (UA) e a moderação de António Teixeira (UA).

A humanidade está a viver um momento crucial e precisa de se adaptar às mudanças climáticas que já estão a afetar o planeta. De que forma a inovação e a preocupação ambiental podem caminhar juntas no desenvolvimento de tecnologias para reverter as mudanças climáticas e para evitar que o problema piore daqui para frente? Quais são os obstáculos políticos, sociais e outros que enfrentamos? Que estratégias deverão ser adotadas pela UA para preparar as novas gerações a acelerar esse processo? Estes serão alguns dos temas a serem abordados ao longo desta sessão.

Ashley Nunes (Convidado USA) – Researcher at the Harvard University and Massachusetts Institute of Technology – MIT
Myriam Lopes (Convidado PT) – Researcher at CESAM, University of Aveiro
António Teixeira (Moderador) – Dean of the Doctoral School and researcher at the Instituto de Telecomunicações  – University of Aveiro

Esta Tiny Lab Talk, organizada pelo American Corner da UA, será realizada no American Corner MediaLab (4º piso da Biblioteca da UA) e as inscrições para a participação presencial devem ser efetuadas através do link https://aveiro.libcal.com/event/3399965 . Pode ser também efetuado o acompanhamento do streaming no canal de Youtube da UA.

No final, o público presente e online poderá fazer perguntas diretamente aos investigadores.

As Tiny Lab Talks  são conversas descontraídas (cerca de 30 minutos) entre investigadores convidados dos Estados Unidos e investigadores da Universidade de Aveiro, através do programa American Corner da UA, que procuram estimular o interesse do público pela área científica em que os investigadores trabalham, promovendo assim a divulgação do conhecimento científico através do contacto informal de investigadores com o público em geral para estimular a curiosidade e o desejo de aprender.

As conversas geralmente acontecem no American Corner MediaLab, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, e são transmitidas em direto no canal Youtube da Universidade de Aveiro, abrangendo temas ao nível do desenvolvimento científico, tecnológico, educacional, da cultura e do conhecimento.