Base de dados SCOPUS na UA



Com a preocupação de dotar a academia com os melhores meios para a investigação e promoção da publicação científica nas diversas áreas do conhecimento, a Reitoria da Universidade de Aveiro adquire a grande base de dados bibliográfica SCOPUS.

A SCOPUS é a maior base de dados de referências e citações de literatura científica “peer-review”, com a mais ampla cobertura geográfica e cronológica. O seu primeiro documento data de 1823 com a revista Lancet.

Conteúdos da SCOPUS:

  • Cerca de 18.500 títulos de publicações científicas;
  • + de 5.000 editores internacionais;
  • Abrange todas as áreas do conhecimento;
  • 6.500 títulos de revistas de Ciências Sociais;
  • 5.950 títulos de revistas de Ciências da Saúde;
  • 5.300 títulos de revistas de Ciências e Engenharias;
  • 3.700 títulos de revistas de Ciências da Vida;
  • Cobre revistas publicadas em 40 línguas;
  • Pesquisa mais de 23 milhões de patentes de vários organismos oficiais.

 

A pesquisa dos recursos da SCOPUS pode ser feita por autor, título do artigo ou revista ou área de conhecimento e por instituição ou perfil institucional. Fornece também funcionalidades de apoio à bibliometria, tais como a pesquisa por autor e perfil do autor (author search, profile and evaluator), análise instantânea de citações (citation tracker), pesquisa por instituição e perfil institucional (affiliation search and profile), comparação de revistas segundo diversos parâmetros bibliométricos (analytics), entre outras potencialidades de grande apoio aos investigadores e docentes. 

A SCOPUS acede ao  link do texto integral dos artigos das revistas subscritas em formato electrónico pela Universidade de Aveiro ou pela b-on – Biblioteca do conhecimento Online (com acesso ua.pt). 

O acesso à base de dados é possível dentro do domínio ua.pt, através do endereço electrónico http://www.scopus.com e está acessível para toda a comunidade académica UA. 

Com a finalidade de formar os seus utilizadores para a pesquisa e a recuperação de informação na base de dados SCOPUS, a Biblioteca da UA realiza nos dias 15 de Abril e 02 de Maio, das 15h às 17h, dois workshops de inscrição gratuita. Inscreva-se em   http://portal.doc.ua.pt/servicos/formacao/eventos/eventos_inscri_formulario.asp

Mais informações sobre a SCOPUS podem ser solicitadas para o e-mail SBIDM-biblioteca@ua.pt.